Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Será que Você Consegue Desvendar? Descubra a Resposta do Enigma da E-News Edição Nº 02, Março de 2014

2014-03-19

Qual é a proporção da mistura?

Brain teaser: Drinking glasses

Na sua frente há um copo de cerveja que contém 250 ml de cerveja e também há um copo de suco que contém 250 ml de limonada.

Você remove do copo de cerveja uma colher de sopa do líquido e coloca no copo de suco. Em seguida, remove a mesma quantidade de líquido do copo de suco e despeja novamente no copo de cerveja. Há a mesma quantidade de líquido em ambos os copos novamente.

Existe agora mais cerveja no copo de suco do que limonada no copo de cerveja?


Resposta

Não, porque a proporção da mistura em ambos os copos permaneceu a mesma. Como há a mesma quantidade de líquido no final da experiência, é necessário que a quantidade de limonada retirada do copo de suco seja a mesma de cerveja que resta no copo de suco. Portanto, não faz diferença se foi misturada ou não.

Tente com o próximo exemplo: considere que o líquido na segunda colher de sopa contenha 90% de limonada, que é adicionada à cerveja. Faltam 90% (uma colher de sopa) de cerveja no copo de cerveja. Essa quantidade permaneceu na limonada. Pode-se concluir que houve apenas uma troca de líquido, pois a quantidade de líquido é novamente a mesma em ambos os copos.