Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

A Anthura Utiliza a Tecnologia RFID da Pepperl+Fuchs

Inovação


O impressionante e espaçoso complexo de estufas da Anthura localizado em Bleiswijk na Holanda

Detalhes do projeto

Cliente | Anthura

Projeto | Sistema de identificação para o complexo de estufas

Local | Bleiswijk, Holanda


Relatório do projeto

O CLIENTE: A Anthura B.V. localizada em Bleiswijk na Holanda é uma empresa cujo foco de negócio é a criação e a propagação de antúrios e orquídeas para vasos e a cultura de flores de corte. Através da sua especialização e inovação, a Anthura se tornou um dos principais fornecedores de antúrios e Phalaenopsis para cultivadores em mais de 90 países.

A PRODUÇÃO: Centralizada em um só lugar para permitir que a empresa produza de modo substancial e eficiente a longo prazo. O novo local de produção em Bleiswijk conta com uma estufa moderna com seis compartimentos de cultivo. O impressionante complexo arquitetônico é equipado com as mais inovadoras tecnologias.


Estrutura completa


Uma vista do enorme berçário dentro do complexo de estufas

Os requisitos

Um exemplo é o sistema de transporte de contêiner automatizado (8000 contêineres de alumínio com dimensões de 7,2 m x 1,65 m cada um) que opera nos 12 hectares desse moderno complexo de estufas. Cada contêiner, no qual centenas de plantas jovens são cultivadas, pode ser transportado ao longo da estufa de modo totalmente automático. Para assegurar que todos os movimentos sejam executados adequadamente, a Anthura optou por um sistema de identificação da Pepperl+Fuchs.


Antena de leitura indutiva do sistema RFID no interior de um sistema de transporte
Antena de leitura indutiva do sistema RFID no interior de um sistema de transporte

A solução

Cada contêiner tem um carregador de código de plástico no lado inferior. O código exclusivo de cada contêiner é lido remotamente por uma antena de leitura indutiva em algumas interseções estratégicas. Informações úteis podem ser vinculadas a esse código exclusivo (lido remotamente pela cabeça de leitura) no software. Essas informações, por exemplo, item, tipo de item e número de plantas no contêiner, são mantidas atualizadas em um banco de dados. O sistema também sabe precisamente onde cada contêiner está na estufa a qualquer momento. O sistema de identificação é constituído por apenas dois componentes, destacando um dos pontos fortes desse sistema, desde o menor número de componentes até a menor probabilidade de falhas.

Patrick Romeijn, gerente de produção na Anthura fez o seguinte comentário:

Para nós, é importante saber onde os contêineres estão na estufa o tempo todo, desta forma, sabemos onde o estoque específico está quando precisamos dele. Após a localização do estoque a ser processado, ele pode ser manobrado com o máximo de eficiência e o número mínimo de movimentos. Com base em nossa experiência anterior com os sistemas de identificação da Pepperl+Fuchs, nós optamos novamente pelo sistema de identificação “Ident I system P” devido ao seu alto grau de confiabilidade, robustez e facilidade de comissionamento. Nesse sistema, a comunicação com o sistema de controle de alto nível ocorre via uma interface RS485. O sistema de identificação da Pepperl+Fuchs já nos deu muitos anos de serviço confiável e sem falhas na área de registro de posicionamento do contêiner.

Componentes adicionais disponíveis

Além dos produtos mencionados acima, a Pepperl+Fuchs também fornece uma ampla e exclusiva linha de antenas de leitura, bem como transportadores de dados e códigos. Por exemplo, uma antena de leitura RFID foi desenvolvida recentemente e devido as suas dimensões compactas de 540 x 50 x 15 mm (C x P x A), ela se encaixa perfeitamente entre os cilindros do sistema de transporte. Esse é um sistema LF, que significa que funcionará mesmo que montado sob ou entre os componentes de metal. Nesse caso, a antena de leitura é vinculada a um sistema IDENTControl, no qual várias antenas de leitura podem ser conectadas. Esse sistema pode ser vinculado ao sistema de controle via todos os barramentos de campo comuns. A cabeça de leitura tem um intervalo de leitura homogêneo em todo o comprimento que fornece uma distância de leitura constante de 65 mm.

Isso representa outra grande inovação da Pepperl+Fuchs na área de RFID para sistemas de transporte e processamento de materiais, onde a confiabilidade, facilidade de uso e a continuidade são fatores essenciais.


Visite o RFID Hub

Visite nosso "RFID Hub" — uma página totalmente dedicada para esta tecnologia. Obtenha respostas para as perguntas mais frequentes e saiba mais sobre as aplicações típicas de RFID…