Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Sensores Ultrassônicos: Alta Tecnologia e Funcionalidade

2014-01-21

Ultrasonic sensors detect a wide variety of materials and are not affected by problematic surfaces
Os sensores ultrassônicos detectam uma variedade de materiais e não são afetados por superfícies complexas

Os sensores ultrassônicos são usados em milhares de aplicações encontradas em diferentes setores. Esses dispositivos são versáteis e fexíveis, pois se adaptam com total facilidade em qualquer ambiente.


Como os sensores de ultrassônicos coletam informações?

A tecnologia ultrassônica é a base para se obter versatilidade nas tarefas de detecção. O princípio é a detecção sem contato de objetos e a medição da distância entre um determinado objeto e o sensor. Dependendo do tipo de sensor, estas distâncias podem variar de alguns centímetros até 10 metros. O sensor emite pulsos ultrassônicos que são refletidos por um objeto. O eco gerado é recebido pelo sensor ultrassônico e convertido em um sinal elétrico através do transdutor, este fenômeno é conhecido como o tempo de propagação do som. O sensor mede a diferença de tempo entre o pulso ultrassônico emitido e o eco recebido e calcula a distância até o objeto através da velocidade do som.



O sensor ultrassônico mede a diferença de tempo entre o pulso emitido e o eco recebido

Quais materiais são detectados pelos sensores ultrassônicos?

Os sensores ultrassônicos detectam objetos feitos de materiais como madeira, metal ou plástico, independentemente do formato ou cor. Esses objetos podem ser sólidos, líquidos ou em pó. O único requisito é que eles sejam capazes de refletir as ondas sonoras de volta ao sensor.

Quais são os fatores que determinam o range de medição dos sensores ultrassônicos?

O range de detecção de um sensor ultrassônico depende das propriedades da superfície e do ângulo do objeto. As maiores faixas são alcançadas com objetos que têm uma superfície plana, posicionados em um ângulo reto exato em relação ao eixo do sensor. Os objetos muito pequenos ou os que desviam parcialmente do som reduzem o range de detecção. Os objetos com superfícies lisas devem ser posicionados o mais próximo possível de um ângulo de 90°. Já as superfícies ásperas podem tolerar desvios angulares maiores. Os efeitos ambientais também devem ser considerados, pois a maior influência na precisão de um sensor ultrassônico é a temperatura do ar. Os sensores ultrassônicos da Pepperl+Fuchs são equipados com circuitos de compensação, que eliminam os efeitos da temperatura. A umidade e a pressão também devem ser consideradas.


Downloads de PDF: Guia de Tecnologia dos Sensores Ultrassônicos