Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Os Três Erros Mais Comuns sobre o Safety Integrity Level (SIL)

2014-02-03

The Safety Integrity Level, or SIL for short, is an indicator that makes risk reduction quantifiable
O SIL é um indicador que torna quantificável a redução de riscos

Máquinas e equipamentos podem representar riscos que são tão perigosos que pessoas e até mesmo o ambiente não devem ser expostos a eles em qualquer circunstância. Portanto, os riscos associados devem ser reduzidos para atender às necessidades de segurança.


Erro número 01: SIL é uma característica do dispositivo

SIL não é o recurso de um dispositivo, equipamento ou máquina. Ele sempre se refere a uma função que coopera para a redução de riscos, portanto, os dispositivos usados num circuito à prova de falhas devem possuir certificação SIL.

Erro número 02: SIL 3 é a melhor escolha comparado ao SIL 2

A classificação SIL exigida depende do risco inicial inerente aos sistemas ou processos de um equipamento. Aplica-se o seguinte: o risco residual remanescente após a redução de risco deve ser menor do que o risco tolerável. Se isto pode ser obtido com o SIL 2, então a instalação de um dispositivo de proteção SIL 3 pode, em algumas circunstâncias, ser algo realmente bom.

A execução excessiva de um SIL pode resultar em um esforço desnecessário e de alto custo. O objetivo é projetar o dispositivo de proteção de modo que sua redução de risco corresponda o mais próximo possível do SIL necessário.


Erro número 03: Considerar que a propabilidade de uma falha no sistema é o suficiente

Quantificar a probabilidade de falhas de um dispositivo de proteção não é o suficiente para o SIL. As medidas principais para a prevenção e o controle de falhas devem ser implementadas até o final. O padrão relevante exige, em primeiro lugar, a aplicação de um sistema de gerenciamento de qualidade especial (Sistema de Gerenciamento da Segurança Funcional). Além disso, o controle de falhas por meios como a redundância, comportamento à prova de falhas e detecção de falhas (diagnósticos) é obrigatório. A extensão em que estas medidas devem ser aplicadas depende do tipo de SIL.