Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Será que Você Consegue Desvendar? Descubra a Resposta do Enigma da E-News Edição Nº 02, Março de 2014

2014-03-14

Weigh in on this issue's riddle....
Quantas vezes Michael precisa pesar os sacos de maçãs?

Todo fim de semana, o agricultor Michael vende suas maçãs no mercado de frutas. Ele quer vendê-las para os frequentadores do mercado em sacos pré-embalados. Para isso, ele pesa seis sacos de tamanhos diferentes, de um a seis quilos. Depois, Michael etiqueta os sacos individuais, de modo que cada saco contenha o peso de maça como indicado na etiqueta do pacote. O saco etiquetado com "1 kg" pesa exatamente um quilo de maçãs. O saco com a etiqueta "2 kg" tem dois quilos de maçã, e assim por diante.



Pesos dos sacos de maçã.

Com os seis sacos pré-embalados, Michael se dirige ao mercado semanalmente. Chegando lá, ele começa a se perguntar se etiquetou os sacos corretamente. Equipado somente com sua balança simples, ele quer verificar os pesos.

Quantas vezes Michael precisa pesar as maçãs para saber se ele etiquetou corretamente os sacos ou cometeu algum erro ao colocar as etiquetas?


Solução

O agricultor Michael pesou as maçãs somente duas vezes para saber se os sacos estavam etiquetados corretamente.

1. Pesando pela primeira vez

Em um lado da balança, você coloca o saco com a descrição "6 kg" e no outro lado os três sacos com a informação "1 kg", "2 kg" e "3 kg".

Agora temos duas opções:

  • A balança não está ajustada. Nesse caso, os sacos não foram corretamente etiquetados. Se tivessem sido, a balança estaria ajustada.
  • A balança está ajustada. Nesse caso, você pode concluir o seguinte:
    1) O saco com a descrição "6 kg" contém este peso exato e foi, portanto, corretamente etiquetado.
    2) Os três sacos do outro lado pesam no total seis quilos. Não há outra maneira de ter, em um prato da balança, três sacos e, no outro prato, apenas um saco, e ter a balança equilibrada sem a soma total de seis quilos. "6 kg"é a única quantidade que você pode conseguir com três sacos.

2. Pesando pela segunda vez

Na segunda pesagem, você coloca os dois sacos com as descrições "6 kg" e "1 kg" no prato esquerdo da balança e os dois sacos com "5 kg" e "3 kg" no prato direito. Apenas para essa combinação, o prato direito da balança está mais pesado que o esquerdo. Nesse caso, os sacos de "6 kg" e "1 kg" e os de "5 kg"e "3 kg" foram etiquetados corretamente. Se o prato direito da balança for mais leve que o prato esquerdo, isso provará que deve haver um erro nas etiquetas dos sacos.

Quais casos são possíveis? Consulte a tabela abaixo!



Prato Esquerdo, Balança, Prato Direito

Por fim, precisamos comprovar que as informações dos outros dois sacos de "2 kg" e "4 kg" estão corretas. Os sacos de "1 kg", "2 kg" e "3 kg" precisam ainda ser pesados juntos. Depois que os sacos de "1 kg" e "3 kg" forem checados, você poderá determinar que o saco com a descrição "2 kg" também está etiquetado corretamente (princípio de exclusão). Agora, restou somente o saco de "4 kg". Como todos os outros foram verificados como corretos, consequentemente, ele também está etiquetado corretamente.


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!