Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Você Consegue Desvendar? Descubra a Resposta do Enigma da E-News Edição nº 4, Setembro de 2016

2014-05-09

Descubra a Resposta deste Enigma!

caterpillar climbing a tree
Quanto tempo uma lagarta demora para subir em uma árvore?

Na segunda-feira de manhã, às 7 horas, uma pequena lagarta começa a subir em uma árvore ao nascer do sol. Sua meta é alcançar o topo da árvore que está a 12,5 metros de altura, já que lá são encontradas as folhas mais suculentas. A lagarta sobe 5 metros até o pôr do sol às 19 horas. Ao escurecer, a pequena lagarta dorme afim de poupar energia para o próximo dia. Toda noite, enquanto dorme, ela escorrega 1 metro para baixo.


Em que dia e horário a pequena lagarta alcançará as folhas no topo da árvore, considerando que ela só se movimenta durante a luz do dia?


Solução

A pequena lagarta atinge o topo da árvore na tarde de quarta-feira às 17:48.

A lagarta só se move durante a luz do dia (das 7:00 às 19:00). Nessas 12 horas, ela percorre uma distância de 5 metros. Durante a segunda metade do dia, ela dorme enquanto escorrega 1 metro para baixo. A pequena lagarta sobe 4 metros na árvore durante um total de 24 horas (5-1). Depois de dois dias, na quarta-feira de manhã às 7:00, ela está a 8 metros de altura na árvore. Para finalmente chegar ao topo da árvore com 12,5 metros, ela ainda precisa percorrer uma distância de 4,5 metros. Como a pequena lagarta percorre 5 metros em 12 horas, ela precisa, consequentemente, de 10 horas e 48 minutos para os restantes 4,5 metros (veja o cálculo abaixo). 

Cálculo

5 metros = 12 horas / :5
1 metro = 2,4 horas / x 4,5
4,5 metros = 10,8 horas ( = 10 horas e 48 minutos)


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.