Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

O Que Significa Marcação Direta na Peça (DPM) – Perguntas Frequentes (FAQ)

2015-02-18

1. O que significa?

Direct Part Marking code on metal
A Marcação Direta na Peça estabelece uma conexão permanente entre a peça e as suas informações

Normalmente, as informações em uma peça ou componente possuem algum tipo de etiqueta ou botão. A Marcação Direta na Peça conta com uma abordagem diferente. Como o nome já indica, as peças marcadas durante os processos de fabricação e produção contém informações altamente relevantes sobre o produto.

A ideia é criar uma conexão permanente entre a peça e as suas informações. Esta conexão permanece intacta com o tempo e provou ser bastante flexível a influências externas, desgaste ou rompimento.


2. Onde os Códigos Puncionados ou Gravados Diretamente na Peça estão sendo usados?

Esses códigos são usados numa variedade de indústrias. Entre elas: indústrias automotivas, engenharia mecânica e fabricação de produtos eletrônicos– há muitas aplicações para este setor!

Um cenário típico é a marcação de uma peça de carro para fins de identificação e rastreio posteriores. O grande benefício para um fabricante de automóveis, por exemplo, é o fato de poder remontar uma peça defeituosa já produzida.


3. Quais materiais são ideais?

Basicamente, qualquer material (exceto papel) pode ser usado. Os materiais mais comuns utilizados abrangem material sintético/plástico, metal e vidro.


4. Como funciona?

Há diversas maneiras de fixar informações diretamente numa peça de produção. Frequentemente, os Códigos Puncionados ou Gravados Diretamente na Peça utilizam códigos DataMatrix. Estes códigos são compactos, ou seja, ocupam pouco espaço. Além disso, são mais confiáveis que os códigos de barra padrão.

Confira abaixo três dos métodos mais utilizados para implantar os códigos DataMatrix:

  • Gravação a Laser: o código é gravado a laser na superfície da peça. Esse método é muito utilizado na fabricação de produtos eletrônicos ou para marcar peças metálicas em indústrias automotivas. Por ser um método muito preciso, também permite a gravação de códigos DataMatrix extremamente pequenos.
  • Gravação por Pontos: o código DataMatrix é gravado por uma agulha. Esse método garante códigos muito resistentes e duráveis, além de ser frequentemente utilizado para marcar peças de metal.
  • Gravação por Jato de Tinta: o código DataMatrix é gravado no material por meio de um spray de jato de tinta. Esse método garante um alto contraste, mas apresenta desvantagens quanto sua durabilidade.

5. Como as informações são lidas e transmitidas?

Dependendo da aplicação, a maneira mais conveniente de ler as informações em um produto gravado é utilizar um leitor de código 2-D estacionário ou portátil. Na maioria dos casos, um leitor portátil flexível é a melhor solução.


Leitor Portátil OHV1000* – o especialista em Gravação Direta na Peça e Códigos Punsionados


As superfícies variam muito e na maior parte do tempo são altamente refletivas — propondo um grande desafio aos leitores de código 2-D. O nosso leitor portátil OHV1000* facilita a leitura desses códigos. Ele se adapta automaticamente a diferentes simbologias de códigos em diversas superfícies, além de ler e transferir as informações de modo confiável.

  • Leitura de todos os códigos DPM comuns
  • Detecção de todas as simbologias, e simbologias de códigos 1-D e 2-D
  • Fácil adaptação a diferentes tamanhos de códigos, devido a lentes duplas e com resolução de 1.2 megapixel
  • Uso da exclusiva ferramenta de parametrização "Vision Configurator"
  • USB e interface RS-232 para uma conexão ideal