Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

RM VisuNet Shell 4.0 – a solução IHM para sistemas de controle de processos virtualizados

2015-03-11

VisuNet RM Shell 4.0
O RM VisuNet Shell 4.0 enfatiza um nível máximo de facilidade de uso e compatibilidade com diversos sistemas de controle de processos virtualizados

A virtualização de sistemas de computador tem se consolidado na automação de processos. Fabricantes, integradores, construtores de instalações e usuários finais de sistemas de controle distribuídos reconhecem, cada vez mais, o potencial inexplorado da tecnologia. A virtualização promete consolidar sistemas de computador por meio de apenas alguns sistemas centralizados e economizar custos para compras de hardware e administração de software.

Em 2007, a Pepperl+Fuchs lançou a primeira solução "thin client" (cliente magro) em áreas de risco de explosão com os seus monitores remotos (RM) VisuNet. Desde esse marco, incentivamos o desenvolvimento de estações do operador magro para as necessidades específicas da indústria de processos.

Com o novo "RM VisuNet Shell 4.0", a próxima geração dos monitores remotos VisuNet é apresentada. Essa nova geração enfatiza um nível máximo de fácil uso e compatibilidade com diversos sistemas de controle de processos virtualizados.


Fácil integração dentro de sistemas de controle de processos diferentes e altamente fácil de usar

O RM VisuNet Shell 4.0 é compatível com as versões mais recentes de todos os sistemas comuns de protocolo remoto (Microsoft RDP, Emerson DRDC, VNC) e possibilita uma conexão direta a sistemas de controle de processos virtualizados e não virtualizados – sem a necessidade de um thin client adicional na área de risco de explosão. Os sistemas de controle de processos podem ser utilizados com total funcionalidade durante a simplificação da integração. Tudo isso é necessário para estabelecer rapidamente uma conexão direta ao sistema de controle distribuído, o endereço IP do atual sistema.

Durante esse processo, o RM VisuNet Shell 4.0 se mostra com a sua interface do usuário no local, sob medida e reduzida (a "concha", do inglês "shell"), exibindo apenas as informações e os menus relevantes aos usuários para que a conexão de host seja estabelecida com êxito. Para ampliar ainda mais o uso, o design da interface do usuário permanece o mesmo para todos os protocolos remotos e mantém a sua aparência familiar. Além disso, o software foi otimizado para possibilitar a entrada de dados por meio de uma tela sensível ao toque.


Visualização combinada aos altos padrões de segurança

A segurança do sistema desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do RM VisuNet Shell 4.0. Um firewall integrado e a opção para desativar as portas USB para cartões de memória reduzem significativamente o risco de infecções por vírus ou malware. O RM VisuNet Shell 4.0 também utiliza sistemas mecânicos que recusam armazenamento local de dados indesejados.

Como opção, o navegador web protegido limita o acesso on-line a apenas sites aprovados pelo cliente. Esse navegador possibilita a interação com aplicações no nível de gerenciamento da instalação (por exemplo, Sistemas de Execução de Manufatura), ao mesmo tempo em que oferece uma proteção confiável contra ataques cibernéticos e visitas a páginas não autorizadas.

Importantes recursos adicionais garantem a segurança do processo com a mesma abordagem rigorosa. Em virtude da função de conexão automática, os monitores remotos VisuNet equipados com RM Shell 4.0 podem ser configurados para estabelecer automaticamente uma conexão a um sistema de host designado. As conexões temporariamente interrompidas são automaticamente restabelecidas ou as conexões a hosts de backup pré-definidos são construídas. As falhas de rede ou de servidor de host são facilmente solucionadas, sem nenhuma intervenção do usuário.

O RM VisuNet Shell 4.0 garante uma representação segura e confiável das informações de controle de processos no campo.