Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Instalação Segura e Eficiente da Tecnologia AS-Interface na Fabricante de Tintas JOTUN

A aplicação

Uso dos Sensores F31 para posicionamento de válvulas via AS-Interface.
Uso dos Sensores F31 para posicionamento de válvulas via AS-Interface.

A JOTUN é uma fabricante Norueguesa de tintas para decoração, conservação de madeira, proteção contra corrosão, entre outras aplicações. As tintas são fabricadas em amplas instalações que contam com grandes tanques que ficam localizados em ambientes externos. Para produzir a tinta, todos os componentes da fábrica precisam estar conectados uns aos outros de uma maneira segura e confiável. Esses tanques são conectados a um sistema de controle via AS-Interface. Um amplo número de válvulas – localizadas em áreas protegidas contra explosão – são envolvidos no processo de fabricação das tintas. Vários sensores indutivos F31 informam a posição dessas válvulas via  AS-Interface. Os processos de mistura das cores das tintas e enchimento das latas são realizados em áreas classificadas que são equipados com módulos EX AS-Interface da Série G5


O objetivo

Produtos AS-Interface montados em um gabinete da JOTUN
Produtos AS-Interface montados em um gabinete da JOTUN

A planta está sendo projetada de acordo com as regulamentações mais recentes estabelecidas pelas diretivas de máquinas. Como parte deste processo, os novos componentes de máquinas e plantas estão conectados de uma maneira inteligente e confiável - muitas das máquinas existentes também serão incluídas neste conceito. Um processo de produção já em andamento deve ser afetado o mínimo possível.


A solução

As áreas classificadas são equipadas com módulos G5
As áreas classificadas são equipadas com módulos G5

As peças da máquina foram conectadas em rede de forma rápida e simples por meio da tecnologia AS-Interface. Botões de parada de emergência foram posicionados de maneira visível em todos os componentes. 


Os benefícios

Com uma configuração simples da fiação, liberdade no que se refere a topologia, um conceito global inteligente para garantir uma expansão simples e o âmbito de transferir sinais seguros e não seguros em apenas uma linha, a tecnologia AS-Interface da Pepperl+Fuchs é a solução ideal para esta aplicação.


Destaques

  • Evita fiações paralelas para um acoplamento seguro
  • Função lógica descentralizada
  • Comunicação cruzada confiável entre os componentes do sistema
  • Topologia aberta, expansão simples
  • Fácil de instalar

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.