A JOTUN é uma fabricante Norueguesa de tintas para decoração, conservação de madeira, proteção contra corrosão, entre outras aplicações. As tintas são fabricadas em amplas instalações que contam com grandes tanques que ficam localizados em ambientes externos. Para produzir a tinta, todos os componentes da fábrica precisam estar conectados uns aos outros de uma maneira segura e confiável. Esses tanques são conectados a um sistema de controle via AS-Interface. Um amplo número de válvulas – localizadas em áreas protegidas contra explosão – são envolvidos no processo de fabricação das tintas. Vários sensores indutivos F31 informam a posição dessas válvulas via AS-Interface. Os processos de mistura das cores das tintas e enchimento das latas são realizados em áreas classificadas que são equipados com módulos EX AS-Interface da Série G5.
A planta está sendo projetada de acordo com as regulamentações mais recentes estabelecidas pelas diretivas de máquinas. Como parte deste processo, os novos componentes de máquinas e plantas estão conectados de uma maneira inteligente e confiável - muitas das máquinas existentes também serão incluídas neste conceito. Um processo de produção já em andamento deve ser afetado o mínimo possível.
As peças da máquina foram conectadas em rede de forma rápida e simples por meio da tecnologia AS-Interface. Botões de parada de emergência foram posicionados de maneira visível em todos os componentes.
Com uma configuração simples da fiação, liberdade no que se refere a topologia, um conceito global inteligente para garantir uma expansão simples e o âmbito de transferir sinais seguros e não seguros em apenas uma linha, a tecnologia AS-Interface da Pepperl+Fuchs é a solução ideal para esta aplicação.