Serviceline
Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

O WirelessHART Substitui Contatos Deslizantes em Estações de Tratamento

A aplicação

Nas bacias das estações de tratamento, os sensores para monitoramento de temperatura e nível são montados nas pontes. Os sinais são transmitidos constantemente através dos contatos deslizantes e cada sinal requer dois contatos. 


O objetivo

Os contatos deslizantes se desgastam através do movimento contínuo da ponte e exposição aos efeitos climáticos, portanto, devem ser substituídos periodicamente. O objetivo é remover totalmente todos os contatos deslizantes da aplicação. Os requisitos das áreas classificadas também devem ser respeitados, já que esta seção da estação está localizada numa área classificada Zona 2.


A solução

Os adaptadores WirelessHART operados por bateria transmitem os dados do sensor de maneira sem fio ao sistema de controle.
Os adaptadores WirelessHART operados por bateria transmitem os dados do sensor de maneira sem fio ao sistema de controle.

Os adaptadores WirelessHART operados por bateria transmitem dados de maneira sem fio dos sensores de temperatura e de nível de enchimento ao sistema de controle, substituindo os contatos deslizantes—não importa se são de 4 ... 20 mA  ou dispositivos de campo HART. Em novas estações, o conversor de temperatura WirelessHART pode ser usado para medir e transmitir medições de temperatura.

Os adaptadores podem ser posicionados numa distância de até 250 m e é possível equipar outras seções da planta como o tanque de digestão com adaptadores WirelessHART ou conversores de temperatura. 


Os benefícios

As soluções wireless oferecem diversas vantagens: Desgastes e condições climáticas não geram mais custos adicionais e evitam paradas. A bateria, a qual pode durar até sete (WHA-ADP) ou dez (WHA-UT) anos neste tipo de aplicação pode ser substituída em apenas um minuto. 


Principais Destaques

  • Sem a necessidade de substituições caras de contatos deslizantes
  • Medição de temperatura usando um conversor de temperatura WirelessHART 
  • Sem paradas
  • Bateria de longa vida útil, de até dez anos
  • Substituição rápida e simples da bateria