Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Automação de Sistemas de Movimentação de Materiais para Aeroportos com Tecnologia AS-Interface

Milhares de bagagens passam por aeroportos internacionais todos os dias. Apesar do alto volume de malas, todas precisam ser destinadas aos seus donos após o vôo, malas extraviadas são uma exceção. Sistemas automatizados para transporte e movimentação de materiais garantem que cada bagagem seja direcionada ao local correto, e a Tecnologia AS-Interface da Pepperl+Fuchs é parte efetiva desses sistemas.


A aplicação

Os sistemas de movimentação de bagagens em aeroportos internacionais podem possuir comprimentos de até 30 km ou mais. Centenas de atuadores e milhares de sensores são instalados nas esteiras transportadoras ao longo da rota das bagagens que precisam ser detectadas, identificadas e guiadas, desde o check-in até o portão de embarque. Necessidades de expansões nos sistemas transportadores ocorrem com frequência na operação dos aeroportos. Adicionalmente, sistemas de controle específicos e protocolos de redes industriais usados em instalações de grande porte se diferenciam de continente a continente. Nesse tipo de aplicação, a Rede AS-Interface se destaca como uma tecnologia de instalação de padrão aberto. O método de conexão em si é algo extremamente simples, não há restrições relacionadas a topologia e comprimento do cabo de rede. Sinais de I/Os convencionais e de I/Os de segurança (NR-12), assim como a alimentação para os todos os dispositivos, são transmitidos no mesmo cabo, por apenas um par de fios, o que resulta numa economia significativa de custos com infraestrutura de cabeamento e HH de montagem.


O objetivo

O objetivo aqui é unir os sinais de todos os sensores e atuadores instalados ao longo dos sistemas de transporte e movimentação das bagagens usando uma solução flexível e de excelente relação custo-benefício. A solução também precisa oferecer a possibilidade de integrar novos módulos de maneira simples e rápida. As esteiras transportadoras podem ser acessadas até certo ponto durante a operação e, por este motivo, componentes de segurança como botões de parada de emergência devem estar disponíveis ao longo do trajeto. O objetivo principal é fazer com que os sinais destes dispositivos de segurança, assim como alimentação e sinais de I/Os convencionais, sejam transmitidos em um sistema de rede sem a necessidade de fiação ponto a ponto.


A solução

O Modulo G11 para Rede AS-Interface oferece um alto nível de flexibilidade.
O Modulo G11 para Rede AS-Interface oferece um alto nível de flexibilidade.

Os nossos gateways AS-I duplos, com a opção de controlador de segurança (safety monitor) integrado dependendo do projeto em questão, são aplicados para fazer a interface entre os sinais de I/O dos transportadores e o sistema de controle. O cabo plano padrão da Rede AS-I é lançado pelas canaletas ao longo dos sistemas transportadores. Para a conexão dos sensores, atuadores e dispositivos de segurança ao sistema, Módulos I/O AS-I são conectados diretamente no cabo da rede. O Módulo G11 pode ser conectado de forma direta no cabo AS-I ou através de um conector M12, oferecendo um alto nível de flexibilidade e reduzindo o número de componentes AS-I necessários dentro de uma única instalação. O terminador passivo da série G10 estende efetivamente o comprimento do segmento AS-I para até 200 m e pode ser aplicado quando grandes distâncias precisam ser alcançadas.


Os benefícios

O terminador passivo G10 estende o segmento AS-Interface.
O terminador passivo G10 estende o segmento AS-Interface.

Apenas alguns componentes são necessários para automatizar uma ampla variedade de sistemas transportadores e adaptá-los na obra. Os sinais de segurança são transmitidos de maneira simples através do cabo AS-I e avaliados pelo controlador de segurança (safety monitor). Desta forma, a Tecnologia AS-Interface acelera significativamente o processo de instalação e comissionamento desses longos transportadores e suas estruturas complexas, aumentando a produtividade nos sistemas de movimentação das bagagens e possibilitando reduções expressivas em termos de infraestrutura de fiação.


Principais Destaques

  • Apenas um par de fios para monitoramento e controle de I/Os convencionais e de segurança 
  • Solução flexível e descentralizada para transportadores com grandes distâncias
  • Solução aberta que pode ser integrada aos principais protocolos de rede usados mundialmente através de gateways
  • Instalação simples e grande flexibilidade no projeto devido ao conceito de topologia “aberta”
  • Excelente relação custo-benefício

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
Linha de Produtos Interface AS

Conheça nossa linha completa de produtos Interface AS.