Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Proteção Contra Colisão de Guindastes com os Sensores Ultrassônicos

A aplicação

Os navios de contêineres devem ser descarregados rapidamente—afinal, tempo é dinheiro. Grandes embarcações usam diversos guindastes simultaneamente para transportar a carga de um navio para o solo. Para movimento lateral ao longo da doca e o lado do navio, os guindastes são guiados sobre trilhos ou pneus de borracha. Em ambos os casos, eles dividem o mesmo monotrilho, o que significa que poderiam atingir outros guindastes. Um sistema de controle com base na tecnologia ultrassônicaevita qualquer tipo de colisão. 

 


O objetivo

Colisões devem ser evitadas entre os próprios guindastes, assim como com outros objetos no caminho que podem causar acidentes. Os guindastes são usados em 24 horas por dia e são expostos a todas as condições ambientais incluindo chuva, neve, vento, sol forte, neblina e maresia. Sob essas condições hostis, os sensores devem monitorar de maneira confiável um range de até 10 m na direção do guindaste em movimento. Não deve haver interferência mútua entre os sistemas de sinalização dos guindastes e paradas desnecessárias.

 


A solução

Com um range de detecção de 10 m, os sensores ultrasônicos F260 são ideais para este tipo de aplicação.
Com um range de detecção de 10 m, os sensores ultrasônicos F260 são ideais para este tipo de aplicação.

Um ou dois sensores são instalados no guindaste para cada direção que ele se desloca. O número de sensores depende do tamanho da área que precisa ser monitorada e se será necessário detectar outros veículos ou objetos (além dos guindastes). A orientação da montagem, sincronização dos dispositivos paralelos e o uso de diferentes frequências ultrassônicas evitam qualquer tipo de interferência no sensor. Geralmente, sensores ultrassônicos com duas saídas de chaveamento são usados. O primeiro sensor alterna a velocidade de normal a devagar e o segundo aciona a parada. Os Sensores 30GM (range de detecção de 6 m) e a Séria F260(range de detecção de 10 m) são ideais para este tipo de aplicação. 

 


Os benefícios

A ampla área de medição em forma de cone dos sensores ultrassônicos garante um monitoramento completo do caminho percorrido pelo guindaste. Sua operação não é afetada por condições ambientais adversas e eles podem receconhecer objetos independente da cor, formato ou textura da superfície. Os sensores ultrassônicos não são afetados pela poeira, óleo ou outros tipos de acúmulo de materiais. A configuração dos sensores é rápida e simples e o mesmo se aplica a sua sincronização. O grau de proteção IP67 permite o uso seguro e efetivo em ambientes externos. 

 


Principais Destaques

  • Proteção altamente confiável contra colisão 
  • Monitora o caminho do guindaste com um sensor para cada direção de percurso 
  • Operação livre de manutenção 
  • Suporta condições ambientais agressivas, além do acúmulo de poeira e sujeira 

Downloads de PDF: Guia de Tecnologia dos Sensores Ultrassônicos


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!