Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Monitoramento de Gases


A conectividade WirelessHART permite que estações de medição detectem o vazamento de gás.

Aplicação

Uma empresa global do setor de combustíveis químicos e fosseis desenvolveu um sistema de alerta precoce para a detecção de vazamento de gás. Doze estações de medição são instaladas em intervalos de 300 metros, cada uma é equipada com um sensor analógico de direção e velocidade do vento, além de quatro sensores para gases. Dois desses detectores usam um sinal de 4 ... 20 mA para transmissão, enquanto os outros dois usam o protocolo HART. Esse sistema de alerta é posicionado no local de modo que os gases que escapam sejam detectados de forma confiável antes que possam se dispersar ou dissipar.


Objetivo

Todas as estações devem ser integradas dentro do sistema de alerta sem qualquer cabeamento especial para a fonte de alimentação ou comunicação de dados. A solução para uma transmissão sem fio e digital de dados deve fornecer o mais alto nível possível de segurança, mesmo em ambientes com temperaturas inferiores a -33 °C.


Solução

O robusto adaptador BULLET garante uma transmissão de dados confiável mesmo em temperaturas de -33 °C.
O robusto adaptador BULLET garante uma transmissão de dados confiável mesmo em temperaturas de -33 °C.

Para integrar os sensores dentro desse sistema de alerta, cinco adaptadores BULLET WirelessHART são usados para cada estação de medição: Uma unidade para cada sinal analógico dos sensores de direção e velocidade do vento e dois para os sensores de 4 … 20 mA, além de um adaptador conectado em paralelo aos dispositivos HART para transmitir os sinais digitais dos dois transmissores. Os adaptadores WirelessHART são desenvolvidos para fornecer maior robustez possível. O seu invólucro de alumínio é extremamente resistente e fácil de limpar. Ele protege todos os componentes eletrônicos internos contra possíveis danos. Um painel solar e baterias energizam as estações. 


Benefícios

Estações wireless auto suficientes possibilitam a configuração de uma rede completamente autonoma. A transmissão altamente segura dos adaptadores garante confiabilidade, além de uma conexão livre de falhas de todos os pontos de medição dentro do sistema de alerta. Os gases que escapam são detectados e reportados imediatamente. A ligação em paralelo com até oito dispositivos de campo HART compatíveis em um adaptador BULLET WirelessHART pode ajudar a reduzir os custos com a rede. 


Principais Destaques

  • Integração dos sensores de vento e gases dentro do Sistema de alerta 
  • Transmissão de dados segura e livre de falhas através do WirelessHART
  • Adaptadores robustos com cúpula antiestática para uso em ambientes externos 
  • Indicação de vazamento confiável e Sistema de alarme

e-news

Cadastre-se e receba regularmente as novidades sobre os produtos e tecnologias da Pepperl+Fuchs, além de notícias relevantes em relação ao setor da automação.

Cadastre-se
Adaptador WirelessHART BULLET

O BULLET é o único adaptador WirelessHART disponível no mercado com um invólucro Ex d. Conecte o BULLET no seu dispositivo de campo e permita uma transmissão de sinal sem fio altamente eficiente e confiável.