Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Encoders Rotativos Incrementais ENI58IL—A Tecnologia BlueBeam Proporciona a Mais Alta Precisão

2018-03-21

A Tecnologia BlueBeam Proporciona a Mais Alta Precisão
A tecnologia BlueBeam potencializa o desempenho dos encoders rotativos industriais, mesmo em aplicações altamente complexas.

Como complemento da nossa série de encoders rotativos ENI58IL, a Pepperl+Fuchs apresenta a Tecnologia “BlueBeam”. Pela primeira vez, esta tecnologia nos permite oferecer um portfólio de encoders rotativos industriais com a precisão necessária para velocidades rotacionais de até 12,000 RPM. Isso é possível através da implementação de um LED emissor de luz azul e diodos receptores correspondentes. Quando usados em conjunto com um moderno e eficaz chip de sensoriamento, é possível obter uma alta eficiência do recurso ótico desta tecnologia.


A nova referência para qualidade de sinal dos encoders rotativos incrementais

“Comparada a luz infravermelha que é comumente usada nos encoders rotativos convencionais, a luz azul do novo LED emissor possui difração de luz reduzida e ao mesmo tempo conta com a mesma largura do feixe. Isso possibilita a visualização de uma imagem mais nítida” explica Stefan Horvatic, Gerente de Produtos da Pepperl+Fuchs Drehgeber GmbH. Devido ao seu princípio de funcionamento otimizado, os usuários podem esperar uma nova perspectiva para a qualidade de sinal. “Com a Tecnologia BlueBeam, nós também reduzimos a tolerância da fase da posição A:B para abaixo de 10%” acrescenta Horvatic. Comparado aos valores que podem ser alcançados com a tecnologia infra-vermelha convencional, isso mais do que sobra a qualidade do sinal. 

A Tecnologia BlueBeam permite uma alta proteção contra interferências e também possui sinais estáveis mesmo quando são expostos à cargas mecânicas, choque e vibração. Outra vantagem é a calibração aprimorada do disco codificado, que vai acima e além dos processos industriais padrão. Durante a produção dos encoders rotativos ENI58IL, a inserção precisa do disco é checada a um nível microscópico. O que permite uma precisão absoluta elevada para aplicações que mesmo com desvios mínimos causam uma perda de performance significativa. 



A Tecnologia BlueBeam abrange uma luz de LED emissor de luz azul e diodos receptores correspondentes.

Encoder rotativo incremental com rolamentos interligados

Além da medição altamente precisa , a Série ENI58IL também se diferencia em termos de confiabilidade e durabilidade: rolamentos interligados suportam altas cargas e protegem o rolamento de esferas. O circuito de proteção EMC evita danos causados por interferências eletromagnéticas. “O uso global dos encoders rotativos supera as normas CE. Por este motivo, nós quadriplicamos os testes de nível regulares afim de garantir uma operação precisa mesmo em condições desafiadoras” afirma Horvatic.


Alta versatilidade integrada aos nossos encoders

Devido ao fluxo de produção de uma peça, os encoders rotativos incrementais da série ENI58IL podem ser comprados à partir de uma unidade. Nossos modelos abrangem vários tipos de eixos (sólido, vazado e semi-vazado), flanges (clamping, servo, square) e conexões (axial ou radial M23, M12 ou cabos). “Com a Série ENI58IL, nós introduzimos um portfólio completo de encoders que atendem aos requisitos de aplicações que requerem dispositivos especiais”, finaliza Horvatic.


Principais Destaques

  • Tecnologia BlueBeam: precisão incomparável mesmo em velocidades rotacionais de até 12,000 rpm
  • Uma linha completa de opções de eixos, flanges e conexões oferece a melhor solução para uma ampla variedade de aplicações
  • Conceito ‘Heavy-duty’ com rolamentos interligados suportam altas cargas e garantem uma longa vida útil
  • Alta resistência contra choques e vibrações, além de uma alta proteção EMC para máxima confiabilidade dos sistemas e processos

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!