Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Sistema de codificação de posição WCS Outdoor - Tecnologia comprovada em invólucro reforçado

2017-03-29

Position Encoding System WCS Outdoor in a sturdy IP69 housing.
O sistema de codificação de posição WCS Outdoor contém um resiste invólucro IP69.

A Pepperl+Fuchs está lançando uma atualização especial para seu sistema de codificação de posição absoluto WCS. Sistemas de codificação de posição fotoelétrica como o WCS são utilizados para feedback preciso da posição dos carros de shuttle e veículos do transportador. A versão mais recente, chamada WCS Outdoor, é otimizada para automação em ambientes externos, como portas, instalações offshore, navios ou instalações de incineração de resíduos.

“Quando a Pepperl+Fuchs lançou o WCS original novamente em 1989, ele foi o primeiro sistema de posicionamento absoluto do mundo. Ao longo das décadas, nós sempre alinhamos esta solução aos requisitos de nossos clientes. A nova versão resistente mostra como a tecnologia de automação foi enraizada em ambientes externos adversos também. Hoje em dia, tarefas de posicionamento preciso são um acessório de fixação em tais ambientes, e os requisitos de equipamento são significativamente maiores que em aplicações típicas para ambientes internos”, explica Armin Hornberger, gerente de Produtos.


Invólucro de proteção IP69 altamente durável

Para atender a essas exigências, o WCS Outdoor é encapsulado em um invólucro de proteção IP69, desenvolvido para resistir a substâncias agressivas, como água salgada, ar salino, ácidos ou alcalinos. Ele oferece excelente resistência a choques, o que torna o sistema praticamente invulnerável a possíveis danos de obstáculos externos comuns, como queda de galhos ou granizo.

Mesmo com neve e temperaturas de até -40 °C, o WCS Outdoor funciona suavemente ao ar livre em razão de seu aquecimento integrado. Nas operações diárias, o invólucro de proteção não causa nenhuma restrição, pois os LEDs de exibição e do indicador de status estão claramente visíveis através do material do invólucro translúcido.



O cabeçote de leitura do WCS Outdoor é coberto por um capô de proteção resistente.

Codificação de posição com uma variedade de protocolos de comunicação

Em se tratando de instalação, o WCS Outdoor oferece as vantagens com as quais os usuários da versão-padrão já estão familiarizados. O sistema abrange apenas dois componentes: o cabeçote de leitura, incluindo um capô de proteção e um trilho de código com aberturas que permitem codificação de posição sem contato e livre de desgaste. Mesmo quando o perfil do trajeto apresentar curvas, aclives e declives, ou mudanças de faixa, o WCS oferecerá informações de posicionamento confiáveis.

O cabeçote de leitura do sistema oferece uma conexão RS-485 ou SSI a um módulo de passarela correspondente. Em seguida, esse módulo transfere o sinal para o tipo de protocolo necessário (EtherNet/IP, PROFINET, EtherCAT …), abrindo o máximo de flexibilidade para utilização com diferentes sistemas de controle. Pelo fato de os pontos de conexão estarem localizados em três diferentes posições do invólucro do WCS Outdoor, os usuários aproveitam a flexibilidade adicional e podem se adaptar facilmente a instalações com restrição de espaço.


Atualização de custo-benefício de sistema de codificação de posição

Pelo fato de a versão do WCS Outdoor ser compatível com os sistemas convencionais anteriores, trata-se, também, de uma excelente opção para usuários que planejam atualizar uma instalação existente, afirma Hornberger: “O WCS Outdoor é compatível com versões anteriores, portanto os trilhos de código e os acessórios adicionais do WCS-padrão podem ser utilizados com a versão resistente. A execução dessa versão externa muito resistente também faz sentido para ambientes internos desafiadores, como instalações galvanizadas ou aplicações de engenharia química semelhantes. Em todo caso, o WCS Outdoor representa uma segurança intrínseca do processo e fácil manuseio.”


Destaques

  • Sistema comprovado e confiável para detecção precisa de posição absoluta
  • Detecção confiável mesmo em pistas com curvas, mudanças de faixa ou gradientes
  • A variedade de protocolos de comunicação possibilita uma integração flexível
  • Encapsulamento de proteção IP69 para utilização em aplicações externas extremas, como portas de navios, instalações galvanizadas ou guindastes
  • Configuração simples e indicação de erro: O invólucro de proteção transparente aciona indicadores e exibições de status de LED

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!