Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Incineração Moderna de Resíduos Usando a Tecnologia Digital


Um planta localizada na Itália usufrui dos benefícios da tecnologia digital com o FieldConnex®

Aplicação

Uma planta de incineração de resíduos localizada na cidade de Trieste na Itália processa e recupera a cada dia 450 toneladas de resíduo privado e comercial. O primeiro passo no processo é a transferência dos resíduos para a câmara de combustão. O processo de combustão cria uma escória, que é coletada em um recipiente. O aumento dos gases de combustão entram em uma caldeira onde eles geram eletricidade através de uma turbina. Um sistema de filtragem limpa intensamente o gás residual e o libera na atmosfera como ar limpo.

Afim de garantir máxima eficiência e segurança, é necessário medir a temperatura e a pressão, além de inspecionar de maneira continua o status das válvulas em cada etapa do processo. Manter o processo em funcionamento requer uma análise de equipamentos, acionadores e conversores de frequência. Não há áreas classificadas em plantas de incineração.


Objetivo

A modernização desta planta de incineração em Trieste em questão envolve a substituição da turbina a vapor, grelha de combustão e a tecnologia de medição e controle. A nova turbina a vapor e a grelha de combustão aumenta o rendimento e melhora significativamente a produtividade da planta. Com essas atualizações, uma maior disponibilidade da planta é garantida, além de maior eficiência e segurança nas operações diárias.


Solução

Conexão simples dos instrumentos
Conexão simples dos instrumentos

Como parte da modernização, todos os sinais de 4 mA...20 mA foram substituídos pela comunicação digital. Devido aos vários dispositivos e possibilidades de aplicações, o operador da planta selecionou o PROFIBUS — conectando equipamentos de análise, acionadores e conversores de frequência via PROFIBUS DP e determinou o PROFIBUS PA para temperatura, pressão, medição de fluxo e válvulas.

Neste projeto, a infraestrutura fieldbus consiste em um Acoplador de Segmento FieldConnex® e uma FieldBarrier. A FieldBarrier, que foi originalmente concebida para áreas classificadas, fornece isolação galvânica entre a conexão do dispositivo e o cabo principal fieldbus. Aumentando significativamente a tolerância da instalação para falhas no terra e as conexões do dispositivo, já que não afetam o tronco.

O uso dessa nova tecnologia requer um suporte de treinamento do pessoal. Para o “treinamento no trabalho”, os técnicos de automação em Trieste decidiram implementar a instalação e a configuração. Durante essa fase, os nossos especialistas prestaram suporte e esclareceram questões técnicas.


Benefícios

A tecnologia digital requer o uso de uma quantidade mínima de cabos e poucos gabinetes de controle, portanto a instalação PROFIBUS foi concretizada de uma maneira mais rápida do que o esperado. Além disso, a inspeção automática da instalação usando o módulo de diagnóstico avançado (ADM) FieldConnex® acelerou o comissionamento—reduzindo as paradas planejadas da planta. Extensões futuras serão simples, pois pontos de medição adicionais precisam apenas de uma conexão disponível na FieldBarrier.

A tecnologia FDT/DTM e a plataforma de software PACTware™ permitem que o pessoal de manutenção tenha acesso a informação para um diagnóstico remoto. Possibilitando uma manutenção preventiva e minimizando intervenções demoradas no campo. Os usuários podem até parametrizar os dispositivos diretamente da sala de controle. Contudo, isso reduz os custos com manutenção e aumenta a disponibilidade da planta.  

O operador atesta que a instrumentação conectada via PROFIBUS fornece diagnósticos detalhados e configuração remota. Eles consideram que esta planta de incineração de resíduos está equipada com tecnologia de ponta e pronta para o futuro. Comparado aos procedimentos padrão e disponibilidade de dados, a eficiência da operação melhorou significativamente desde a atualização.


Principais Destaques

  • Maior disponibilidade da planta
  • Redução de custos com fiação
  • Instalação rápida
  • Diagnóstico remoto e abrangente de dados
  • Manutenção preventiva
  • Extensão flexível
  • Operação eficiente