Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Sensores Ultrassônicos para Medição do Diâmetro da Bobina e Detecção de Quebras do Material da Bobina

A aplicação

Em processos automatizados de embalagem, os materiais são continuamente alimentados por bobinas e guiados através de diversos cilindros até a posição adequada dentro de um processo. Dependendo do produto que está sendo embalado, os materiais podem variar drasticamente no seu tamanho, cor, transparência e textura da superfície.

Também há diversos elementos que podem causar trips falsos, como cilindros, discos e bordas de bobinas. Afim de garantir um processo confiável e eficiente, os sensores são usados para ignorar reflexões indesejadas e detectar qualquer tipo de material, mesmo em instalações com espaço limitado.

O objetivo

Em uma fábrica que embala chocolates, por exemplo, bandejas contendo o produto final movem-se ao longo de transportadores. Em vários estágios do processo, diferentes materiais são dispensados de bobinas, incluindo filme transparente, pergaminho preto e etiquetas brilhantes adesivas. Em todas as bobinas, a quantidade de material restante precisa ser monitorada de maneira contínua e qualquer ruptura precisa ser detectada. Isso requer uma detecção precisa, independente da cor e superfície.


A solução

O sensor ultrassônico ultra compacto da Série UC-F77 é ideal para cada tarefa. Tanto o modelo padrão como o modelo side-looker podem ser usados para medir o diâmetro de bobina. Dependendo do tamanho das bobinas, diferentes larguras do feixe sonoro podem ser necessárias. O UC-F77 oferece um feixe sonoro com ajustabilidade e capacidade para eliminar reflexões indesejadas. Permitindo assim que a largura correta seja selecionada para cada bobina, e também para que reflexões e ecos indesejados de cilindros e outros elementos possam ser ignorados. Com o sensor UC250-F77, por exemplo, bobinas de 5 cm podem ser medidas sem a detecção da borda do carretel.

Um feixe sonoro estreito também pode ser útil para detectar rupturas no material entre os cilindros. Com o UC-F77, rupturas podem ser detectadas mesmo a curta distância. Desde que as bobinas sejam posicionadas próximas umas às outras, o modo multiplex automático está disponível para evitar interferência entre os sensores.

Os benefícios

Os sensores ultrassônicos ultra compactos UC-F77 são ideais para aplicações com espaços confinados e modernização de máquinas já existentes. Eles fazem uma medição confiável do diâmetro que pode ser útil da bobina e detectam a ruptura do material, independentemente do seu tamanho, cor ou superfície. Uma sincronização automática evita interferência e garante medições efetivas. O IO-Link simplifica a parametrização e aprimora a comunicação do sensor.


Principais Destaques

  • Detecção precisa até dos materiais mais complexos, como filme transparente
  • Largura ajustável do feixe sonoro e a capacidade de ignorar reflexos indesejados
  • Alta imunidade contra ruídos e função de sincronismo para máxima confiabilidade  
  • Invólucro compacto para modelos padrão e especiais
  • Comunicação ao nível do sensor com IO-Link

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!