Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Dispositivos Portáteis de RFID - Manutenção Conveniente da Mangueira em Áreas de Risco e Industriais

2018-05-30

Pepperl+Fuchs RFID Handheld - IUT-HH41-FR1-01
Dispositivos portáteis de RFID simplificam a manutenção da mangueira

Entre enormes tanques e sistemas de correias transportadoras em fábricas de produtos químicos, milhares de mangueiras transportam meios processuais do ponto A ao ponto B. Entre as substâncias, podem estar gás, água, vapor e uma variedade de produtos químicos. Para garantir que esses meios sejam transportados com segurança, normas legalmente definidas são implementadas para ciclos de manutenção de mangueiras químicas e industriais. Dispositivos portáteis de RFID da Pepperl+Fuchs e ecom, emparelhados com o software específico da aplicação desenvolvido pela Neoception, tornam essas tarefas de manutenção convenientes e eficientes.


Verificações regulares são exigidas por lei


Entre enormes tanques e sistemas de correias transportadoras em fábricas de produtos químicos, milhares de mangueiras transportam meios processuais do ponto A ao ponto B.

Fábricas de produtos químicos estão sujeitas a uma abrangente supervisão governamental para garantir a segurança das operações. Como esses altos padrões de segurança também se aplicam às mangueiras em uso, verificações regulares são exigidas por lei. A manutenção adequada requer interrupção da operação, desligamento completo da fábrica e remoção das mangueiras submetidas à verificação. Isso é o mais importante para os operadores da fábrica pouparem tempo e custos adicionais, minimizando muito os testes.

Software intuitivo simplifica a documentação e a manutenção

Em ambientes industriais e perigosos, a documentação da mangueira pode ser feita facilmente com um dispositivo portátil de RFID e um software específico da aplicação. Para possibilitar isso, as etiquetas de RFID são colocadas em cada mangueira. Os seguintes dados são salvos nas etiquetas:

  • Número de equipamento
  • Data e hora da inspeção
  • Comprimento e diâmetro da mangueira
  • Condutividade
  • Pressão de teste
  • Data da próxima inspeção

As informações da mangueira são lidas pelo dispositivo portátil de RFID e, em seguida, documentadas pelo software "gerenciador de mangueira" pela start-up da Pepperl+Fuchs, a Neoception. O auditor é guiado por meio de cada teste passo a passo, que garante que nenhuma etapa seja esquecida. Todos os resultados são registrados e, em seguida, disponibilizados em um arquivo de relatório que pode ser carregado com o sistema ERP sem fio. Para maior conveniência, a interface de usuário foi projetada para ser fácil de usar com luvas.


Função de Localização e Gerador de Imagens 2D para Informações Adicionais

Os dispositivos portáteis de RFID apresentam uma função de localização que pode ser usada para medir a distância a uma etiqueta detectada em um gráfico de barras. Além de detectar e localizar etiquetas de RFID, também é possível ler uma variedade de códigos 1D ou 2D. O gerador de imagens 2D integrado permite que os usuários atribuam informações adicionais a componentes particulares usando códigos de barras ou códigos QR. Ao ler as etiquetas, esses dados podem ser vinculados a outros resultados de teste. Dessa forma, "funcionários móveis" conseguem obter todas as informações no local e salvá-las em um arquivo de log ou on-line.


Destaques dos dispositivos portáteis de RFID para áreas de risco e industriais

  • Dispositivos portáteis de RFID disponíveis para áreas de risco e industriais
  • "Gerenciador de mangueira" específico da aplicação simplifica a manutenção
  • Gerador de imagens 2D integrado para detecção de códigos 1D e 2D
  • Função de localização para detecção mais rápida e facilidade de marcação de etiquetas

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.