Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Assegurando a Confiabilidade na Produção de Refeições Prontas

Sensor de Seção de Luz Detecta Embalagem de Baixo Contraste

Aplicação

Bandejas plásticas divididas em vários compartimentos pequenos são frequentemente usadas na produção de refeições prontas no setor de alimentosPreencher corretamente esses compartimentos é essencial para refeições que consistem de vários componentes diferentes, como carnes, massas, vegetais. Para garantir que os componentes sejam preenchidos nos compartimentos corretos, é necessário verificar com antecedência se as bandejas estão posicionadas corretamente. Em soluções convencionais, essa tarefa é frequentemente realizada pelos caros e complexos sensores de visão. No entanto, para um sensor de visão padrão detectar de modo confiável objetos de baixo contraste, como bandejas brancas de plástico uniformes com superfícies lisas, é necessária uma iluminação externa adicional e complexos conhecimentos de configuração.


Objetivo

Preencher os compartimentos individuais na bandeja plástica e separar com cuidado os diferentes componentes das refeições são requisitos essenciais para a aceitação do cliente e para vedar o recipiente corretamente. No caso de um defeito, o produto não pode ser vendido e a refeição deve ser descartada. Verificar se as bandejas de plástico estão na posição correta requer uma solução confiável, rápida e fácil de instalar que suporta um processo de preenchimento rápido e eficiente.


Solução

O SmartRunner Matcher da Pepperl+Fuchs oferece a solução ideal para verificar o posicionamento das bandejas plásticas. A solução inclui um sensor de seção de luz com um feixe de laser de alta precisão que foi otimizado na fábrica para comparar perfis de altura. O sensor é montado acima da esteira transportadora e detecta o perfil de cada bandeja de plástico sem nenhuma necessidade de iluminação externa adicional. Dependendo de se o perfil detectado coincide com o perfil de referência armazenado, a saída de comutação do dispositivo envia um sinal "bom" ou "ruim". Quando a altura não corresponde ao perfil de referência, isso indica que a bandeja de plástico foi posicionada de forma incorreta, está ausente ou danificada, devendo ser imediatamente removida para permitir que o processo de preenchimento continue sem interrupção. Com a capacidade de armazenar até 32 perfis de referência, o SmartRunner Matcher Extended é recomendado para instalações que processam diversos produtos diferentes.



Se o perfil de referência e o perfil adquirido não forem idênticos, o SmartRunner Matcher envia um sinal "ruim".

Benefícios

Os benefícios da tecnologia de seção de luz se tornam claros na aplicação. As bandejas brancas lisas têm pouco contraste, mas o SmartRunner Matcher sempre oferece resultados confiáveis e sem ambiguidade. A solução não depende de nenhuma forma do contraste, detectando o perfil de altura do objeto de destino. O perfil de altura pode ser ensinado instantaneamente ao toque de um botão; então o SmartRunner Matcher já está pronto para usar. Sensores de visão 2-D, por seu lado, requerem uma configuração complexa e iluminação externa. A verificação contínua de que as bandejas plásticas estão corretamente posicionadas garante um processo de preenchimento confiável. Quando usado para processos de embalagem na indústria alimentícia, o SmartRunner Matcher evita resíduos da produção e tempo de inatividade da instalação, possibilitando uma operação eficiente e otimizada.


Visão geral do SmartRunner Matcher

  • Uma solução pronta para usar, otimizada para comparações de perfil  
  • O sensor converte dados complexos em sinais de comutação simples compreendidos por qualquer painel de controle 
  • A tecnologia de seção de luz oferece resultados confiáveis sempre, independentemente da qualidade da superfície, das cores e do contraste 
  • Uma solução simples e barata que não exige iluminação externa adicional 
  • Parametrização e comissionamento rápido, via teach-in e códigos de controle da Matriz de dados

 


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.