Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Smart Sensor Profile Edition 2—Finding a Common Denominator in IO-Link

2019-01-09

IO-Link Image

Even though there is a wide variety of IO-Link sensors currently available, like those offered by Pepperl+Fuchs, they share many functional similarities (identification, diagnosis, process data variables, switching signal channel, teach-in). Smart Sensor Profiles make use of these similarities. The second edition of these profiles makes it possible to better control the diverse components so IO-Link sensors can be integrated faster and more flexibly than ever before.


Três tipos de sensores adicionais

A expansão mais recente de perfis de sensores contém as seguintes classificações de sensores com tecnologia cruzada devido à sua ampla distribuição:

  • Sensores de comutação fixa (FSS) — sensores binários com ponto de comutação fixo
  • Sensores de comutação ajustável (AdSS) — sensores binários com ponto de comutação ajustável
  • Sensores digitais de medição (DMS) — sensores de medição

Todos os dispositivos de perfil seguem as especificações do "perfil comum" e normalmente suportam o perfil "identificação e diagnóstico" definido. Este perfil contém dados de identificação relevantes e informações gerais de diagnóstico sobre o status atual do dispositivo. As classes de perfil mencionadas acima podem ser combinadas com a função "desativar transdutor", onde a função do sensor pode ser interrompida de forma controlada através de dados de processo, por exemplo, para manutenção. Além dessas funções, os dispositivos de perfil também podem fornecer funções específicas adicionais do fabricante.


Integração Simplificada e Operação de Sensores IO-Link

A segunda edição dos Perfis dos Sensores Inteligentes oferece novas vantagens. As configurações são feitas com os mesmos parâmetros, os valores de configuração têm o mesmo significado, e os valores de processo podem ser interpretados de forma uniforme. A principal vantagem é que as diferentes classes de perfil são definidas por um intervalo fixo de funções. Além disso, os módulos de função são especificados para cada uma das classes de perfil dos Perfis do Sensor Inteligente. Os nomes dos parâmetros, os valores ajustáveis, e o diagrama na descrição do dispositivo IOOD também são definidos uniformemente.

Os benefícios são óbvios. A semelhança de funções e interfaces simplifica a integração e o gerenciamento.

  • Flexibilidade: As funções do dispositivo de perfil são facilmente intercambiáveis, portanto, não há declínio durante o planejamento. Isso cria flexibilidade para lidar com o gerenciamento de riscos.
  • Economia de tempo: Os dispositivos podem ser configurados e ter seus parâmetros definidos a fim de uniformizar os esquemas durante o comissionamento. Isso tem o suporte da convenção de nomes e da estruturação dos parâmetros exibidos na ferramenta de engenharia.
  • Esforço reduzido: De aplicação simples por programadores devido à disponibilidade de implementações de referência e dos módulos de função padronizados.

The Next Step Towards Standardization


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Soluções de sistema IO-Link da Pepperl+Fuchs

Uma interface aberta internacionalmente padronizada e de vários fornecedores, o IO-Link é parte integrante das soluções Sensorik4.0® da Pepperl+Fuchs. Saiba mais sobre a tecnologia de comunicação inteligente...

Descubra nosso portfólio abrangente do IO-Link!