Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Comparação Confiável de Perfil em Trilhos

Sensores da seção de luz verificam a posição do parafuso de trilho

A Aplicação

Na produção automotiva, as carrocerias são transportadas por trilhos pelas diversas estações. Os furos de ancoragem especialmente projetados nas carrocerias permitem que elas sejam fixadas em parafusos de trilho. Se os parafusos não se encaixarem corretamente nos furos de ancoragem, uma carroceria pode cair do trilho. Para evitar isso, a posição e o alinhamento dos parafusos são verificados antes de uma carroceria ser colocada em um trilho.


O Objetivo

Os parafusos de trilho devem ser posicionados e alinhados dentro de um intervalo de tolerância especificado, de modo que os furos de ancoragem possam acomodá-los quando a carroceria for abaixada. Para garantir isso, o alinhamento e a posição dos parafusos de trilho devem ser verificados pela tecnologia do sensor.


A Solução

Os sensores da seção de luz do SmartRunner Matcher são a solução perfeita. Eles são otimizados para comparação de perfis e verificação da posição dos parafusos com um raio laser altamente preciso. Um SmartRunner Matcher é montado ao longo da linha de transporte para cada parafuso. Os feixes de laser do SmartRunner são alinhados ao respectivo parafuso, e um perfil de referência da posição e do alinhamento corretos são ensinados. Antes de uma carroceria ser colocada em um trilho, os sensores examinam os parafusos e comparam o perfil do parafuso ao perfil de referência. Se um parafuso estiver fora de posição, o SmartRunner envia um sinal de "ruim". Tolerâncias de posição aceitáveis nos eixos X e Z também podem ser especificadas. Se um parafuso de trilho estiver fora dessas tolerâncias, o SmartRunner envia um sinal de "ruim" e também fornece dados precisos de deslocamento X e Z. Os SmartRunners podem ser conectados a um sistema de controle por meio de entradas/saídas digitais ou por meio de gateways para todos os protocolos comuns de barramento de campo.


Os Benefícios

Os SmartRunner Matchers usam tecnologia de seção de luz para oferecer uma detecção precisa e confiável. Eles detectam alvos independentemente da textura e da cor da superfície e não precisam de iluminação externa. Além disso, eles não dependem de contraste visual. A detecção completa da posição e do alinhamento dos parafusos é possível, porque os sensores fornecem dados confiáveis de posição dos eixos X e Z. A configuração simples torna o SmartRunner fácil de configurar e usar. O sensor também pode armazenar até 32 perfis, permitindo que vários objetos sejam detectados por um dispositivo.


Visão Geral

  • Solução otimizada para comparação de perfis  
  • Integração simples em qualquer sistema de controle por meio de sinais e gateways digitais fáceis de processar para todos os barramentos comuns de campo  
  • Detecção confiável independentemente da superfície, cor ou contraste  
  • Econômico, sem necessidade de iluminação externa 
  • Fácil configuração e comissionamento por meio de códigos de controle ensinados ou de Data Matrix 
  • Até 32 perfis podem ser armazenados e selecionados no sensor 
  • Saída de posição X e Z

 


amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!

Conheça os sensores de seção de luz SmartRunner equipados com uma combinação exclusiva de tecnologia de seção de luz e um sensor de visão 2-D com LEDs integrados…