Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Detecção Confiável de Fixadores na Manufatura Automotiva

Sensores de seção de luz Verificar a presença de prisioneiros, parafusos, clipes e bujões

A Aplicação

No conjunto da estrutura do veículo, os componentes são unidos passo a passo para formar um chassi. Em vários pontos durante o processo, ocorre a verificação da presença de fixadores importantes, como prisioneiros, parafusos, clipes e bujões. Os sensores montados próximos ao sistema de trilho ou em um braço robótico detectam se essas peças estão presentes e no local correto. Os veículos são posicionados a uma distância definida do sensor, que verifica a presença do fixador


O Objetivo

Os prisioneiros, parafusos e bujões devem estar na posição correta para que a montagem possa continuar. Geralmente, há um contraste mínimo entre as partes pequenas que estão sendo detectadas e o plano de fundo. Apesar desses e de outros desafios, a detecção deve ser confiável e precisa. Se um fixador estiver ausente, um sinal deverá ser enviado ao sistema de controle para acionar o retrabalho.


A Solução

O sensor de seção do SmartRunner Matcher simplifica a verificação de presença. O sensor compacto é pré-configurado para detectar perfis de altura e pode ser facilmente integrado em qualquer sistema de controle. O sensor é instalado em locais adequados ao longo da linha de transporte ou em um braço robótico. Seu feixe é alinhado com o objeto-alvo e a forma e o contorno do objeto são ensinados. Durante a montagem, um gatilho inicia a detecção. 
Se houver um componente, o sensor envia um sinal "bom" e a próxima etapa do processo pode começar. Se não houver um componente, o SmartRunner Matcher detecta um perfil de altura diferente e envia um sinal "ruim".


Os Benefícios

Os caros sistemas de visão também podem lidar com essas tarefas, mas a tecnologia de seção de luz oferece vantagens exclusivas. O SmartRunner Matcher detecta de forma confiável os objetos com a mesma cor do plano de fundo sem iluminação externa e sem precisar de contraste. Ele pode detectar o alvo independentemente da textura ou cor da superfície. O SmartRunner Matcher também gera dados de deslocamento X e Z, garantindo a detecção confiável da posição do objeto. A configuração simples torna o SmartRunner fácil e rápido de configurar e usar. O sensor também pode armazenar até 32 perfis, permitindo que vários objetos sejam detectados por um dispositivo.


Visão Geral

  • Detecção confiável independentemente da superfície, cor ou contraste  
  • Não é necessário iluminação externa 
  • Dados precisos de posição X e Z 
  • Configuração e comissionamento rápidos  
  • Conectividade com todos os barramentos de campo comuns 
  • Integração simples com o sistema de controle

 


amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!

Conheça os sensores de seção de luz SmartRunner equipados com uma combinação exclusiva de tecnologia de seção de luz e um sensor de visão 2-D com LEDs integrados…