Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Proteção Contra Sobretensão Confiável para Refinarias de Petróleo

Picos de Tensão - A Causa de Danos mais Subestimada

A Aplicação

Com base em dados dos satélites da NASA, os pesquisadores avaliaram as taxas de ataque por raios globais. Várias regiões da Malásia estavam entre os pontos de maior concentração de raios, incluindo sua capital Kuala Lumpur, que foi identificada como a capital com maior incidência de raios do mundo. Grande parte do país tem um clima de floresta tropical, com chuvas abundantes e numerosas tempestades. Portanto, a sobretensão causada por raios é uma das causas mais comuns de danos eletrônicos na Malásia.

Uma grande refinaria de petróleo localizada na costa leste da Malásia processa aproximadamente 50.000 barris de petróleo bruto diariamente. A Instalação é frequentemente exposta aos perigos naturais mencionados acima e é por isso que incidentes que provavelmente tenham sido causados por raios ocorriam repetidamente no passado. Por exemplo, o sistema de controle das placas de E/S foi irreversivelmente danificado. Os dispositivos de campo, as barreiras isoladas e a fonte de alimentação também falharam.


O Objetivo

Em 2014, a refinaria foi expandida para incluir uma unidade de separação de condensado integrada para petróleo, com uma capacidade para 74.300 barris por dia. Como parte deste projeto, era necessário instalar a proteção contra sobretensão, incorporando as fontes de tensão de corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC), bem como as linhas de sinal na sala de controle e no lado do controle e do campo. Todos os padrões IEC relevantes tiveram que ser considerados.


A Solução

Os novos produtos contra sobretensão precisavam atender aos mais rigorosos requisitos de confiabilidade. O cliente também deu grande ênfase aos requisitos de fiação reduzida e ao contrato de manutenção anual do fabricante. A refinaria procurava selecionar uma empresa parceira com muitos anos de experiência no campo da segurança intrínseca que possuísse conhecimento de engenharia e experiência no assunto de aterramento. Além disso, os dispositivos precisavam atender à norma IEC para sinais AC e DC

A escolha de operadores para o sistema de controle de processo resumem-se a Yokogawa e Honeywell. Foram usando em campo dispositivos de diversos fabricantes, incluindo Honeywell, Endress+Hauser, Yokogawa, Rosemount e ABB. Os produtos de proteção contra sobretensão selecionados foram os módulos K-LB de uma peça e 12,5 mm de largura e as barreiras P-LB da Pepperl+Fuchs. A solução altamente confiável e compacta também atendeu às necessidades do cliente de cabeamento mínimo, encaixando-se facilmente na calha de montagem DIN. Os módulos K-LB também podem ser acoplados aos componentes do sistema K.


Os Benefícios

 Barreira de proteção contra sobretensão de plug-in PL-B
Barreira de proteção contra sobretensão de plug-in PL-B

As barreira de proteção contra sobretensão do plug-in PL-B da Pepperl+Fuchs eliminam de forma confiável o risco de acoplamento subsequente causado por fiação ruim. O dispositivo e a proteção contra sobretensão usados nesta solução formam uma unidade eletrônica e mecânica. Somente os fios da lateral do campo e do controle devem ser fisicamente separados. As barreiras também impressionam graças a um design compacto e montagem rápida, bastando conectar à tomada, além de cabeamento mínimo.


Módulos de proteção contra sobretensão K-LB
Módulos de proteção contra sobretensão K-LB

Com apenas 12,5 mm de largura, os módulos de proteção contra sobretensão K-LB limitam de forma confiável picos de tensão induzidos por raios, operações de comutação e outras causas. Isso é obtido ao descarregar uma corrente maior no aterramento e ao limitar a tensão ao longo da duração de um pico de tensão. O dispositivo afetado é suportado por uma tensão baixa de avanço e isolamento. Essa funcionalidade protege de forma ideal todos os componentes com uma tensão de isolamento inferior a 500 V, como as barreiras Zener, placas de E/S padrão e alguns dispositivos de campo.


Visão Geral

  • As quedas de raios podem danificar máquinas e instalações caras e, por fim, levar à falha de sistemas de automação completos 
  • Uma proteção contra sobretensão confiável é fundamental
  • Os módulos K-LB e as barreiras P-LB oferecem recursos e proteção contra sobretensão
    • invólucro compacto
    • montagem rápida por meio de plug-in simples
    • esforço de cabeamento reduzido

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.