Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Princípio de operação

Inicialização da comunicação IO-Link

O IO-Link especificou três taxas de transferência, COM1, COM2 e COM3, que variam de 4,8 e 38,4 a 230,4 kbit/s. Isso significa que diferentes taxas de transferência estão disponíveis e correspondem ao volume de dados de cada dispositivo. Atualmente, a maioria dos dispositivos IO-Link pode ser operada com uma taxa de transferência de 38,4 kbit/s (COM2).

Para estabelecer a comunicação, o mestre primeiro envia um evento de ativação para o dispositivo IO-Link. O dispositivo reconhece o sinal e aguarda uma mensagem inicial. Em seguida, o mestre envia uma mensagem fixa de "inicialização" nas três taxas de transferência e o dispositivo responde com a taxa de transferência suportada. Isso estabelece o nível mais baixo de comunicação.

Na próxima etapa, o mestre lê parâmetros de comunicação adicionais do dispositivo, seguidos pelo ID do fabricante e ID do dispositivo. Isso significa que todas as informações necessárias para definir o formato de mensagem necessário para as próximas etapas estão disponíveis no mestre. Como parte da validação, o ID do fabricante e o ID do dispositivo para a respectiva porta podem ser verificados juntamente com o status de conexão do dispositivo esperado.


Electronic Device Description (IODD)

The devices offer a wide range of functions with associated setting options and status information because of their communication capability. The IODD—short for IO device description— format was defined as a standard description language to simplify operation and display data and information in a user-friendly format. This description features the following information:

  • Communication properties
  • Supported product versions
  • Parameter structure and value ranges
  • Structure and content of process data
  • Possible events
  • Definition of user interface and menu structure
  • Multilingual support for all parameters

Each IO-Link device has its own IODD that can be interpreted and displayed on all IO-Link-enabled system environments. This way, all IO-Link devices can be operated independently of the system.


Perfis de dispositivo são o denominador comum

Para manter a integração dos dispositivos IO-Link o mais fácil possível para os usuários finais, o sistema de controle deve ter acesso padronizado aos dispositivos.
Esse problema foi resolvido com a implementação de perfis de dispositivo IO-Link. Eles indicam onde um determinado parâmetro/valor do processo deve ser localizado em um dispositivo compatível com IO-Link. A estrutura, o conteúdo e as funcionalidades básicas dos dados são especificados nos perfis do dispositivo. Isso significa que achar as diferenças nas imagens dos dados e gastar tempo se familiarizando com as diferentes estruturas de parâmetros são coisa do passado.

"Perfis de sensor inteligente" são os perfis de dispositivo atualmente definidos para o IO-Link. Devido à sua predominância, a última expansão dos perfis dos sensores inclui as seguintes classificações de sensores, independentes do fabricante:

  • Sensores fixos de comutação (FSS)
  • Sensores ajustáveis de comutação (AdSS)
  • Sensores digitais de medição (DMS)

Os Perfis do sensor inteligente disponibilizam a identificação independente do fabricante, a parametrização e o diagnóstico dos dispositivos IO-Link. Até mesmo a integração do sistema de controle, o ensino e a substituição de dispositivos estão associados a um esforço consideravelmente menor, sem limites de flexibilidade.


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
Soluções de sistema IO-Link da Pepperl+Fuchs

Uma interface aberta internacionalmente padronizada e de vários fornecedores, o IO-Link é parte integrante das soluções Sensorik4.0® da Pepperl+Fuchs. Saiba mais sobre a tecnologia de comunicação inteligente...

IO-Link IODDfinder

O IODDfinder é um serviço fornecido pela Comunidade IO-Link. É um banco de dados central independente que oferece acesso aos arquivos de descrição (IODDs) de diferentes fabricantes.