Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Você consegue desvendar? Descubra a resposta ao enigma da nossa e-news, edição nº 5, novembro de 2020

2023-10-30

De quantos convidados a esposa de Jan apertou as mãos?

How many guests did Jan's wife shake hands with?
Quantas mãos foram apertadas?

Jan e sua esposa convidam três casais para jantar. Alguns apertam as mãos uns dos outros, outros não. No final da noite, Jan pergunta a cada pessoa quantas mãos eles apertaram e obtém respostas diferentes de todas elas (sem contar Jan). Nenhuma pessoa aperta a própria mão, a mão de seu cônjuge ou a mão da mesma pessoa várias vezes.

De quantos convidados a esposa de Jan apertou as mãos?


Solução

Jan perguntou a sete pessoas e obteve sete respostas diferentes. Como ninguém apertou as mãos de seu cônjuge, apenas uma pessoa apertou as mãos de todas as seis pessoas e uma pessoa não apertou as mãos de ninguém. Essas duas pessoas devem ser casadas, já que a mão de todos foi apertada pelo menos uma vez.

Assim, a pessoa que respondeu "cinco" apertou as mãos de todos, exceto da pessoa que apertou "zero" as mãos. Portanto, cinco pessoas já apertaram duas mãos. De modo que, na resposta "um", permanece somente o esposo da pessoa que respondeu "cinco". De acordo com o mesmo princípio, a pessoa que respondeu "quatro" deve ser casada com a pessoa que apertou as mãos de duas pessoas. Isso deixa a resposta "três" para a esposa de Jan.


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.