Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Designs de invólucro


Os sensores capacitivos estão disponíveis em vários designs para atender a diferentes finalidades e situações de montagem. Os projetos cilíndricos e cúbicos são típicos.


Sensores cilíndricos


 

A face de detecção dos sensores cilíndricos está localizada na face dianteira na direção axial. Estes sensores estão disponíveis com diâmetros de 12 mm ... a 30 mm com rosca.

Exemplo de uma aplicação típica: sensores cilíndricos são normalmente usados onde é necessária uma montagem simples, por exemplo, onde a montagem de furo único é necessária através de um furo. Os sensores cilíndricos podem ser facilmente deslocados na direção axial, facilitando o ajuste e a adaptação à aplicação.


Sensores cúbicos


 

Os sensores capacitivos cuboides típicos da Pepperl+Fuchs são conhecidos como sensores VariKont. Os sensores deste tipo (design de invólucro IC30 e IC40) têm a disposição dos orifícios de montagem definida de acordo com a normativa europeia EN 60947. Essa disposição é a mesma dos comutadores de limite de posição mecânica.

Exemplo de uma aplicação típica: Devido à grande distância de operação, à robustez e às opções de instalação, o VariKont é frequentemente utilizado em brinquedos de parques de diversões. Entretanto, mesmo em ambientes industriais, o VariKont é usado onde grandes distâncias de operação são necessárias. Um cabeçote de sensor móvel facilita muito a montagem do sensor.


Pacotes planos (FP)


 

Os pacotes planos são sensores em forma de bloco com uma grande face frontal (80 mm x 80 mm) e, portanto, uma grande distância de operação. Eles consistem em duas partes. A base de montagem contém o compartimento de terminais. A parte superior contém os pinos do conector, o elemento do sensor e os componentes eletrônicos, que são encapsulados a vácuo com resina de fundição. A parte superior é sempre feita de PBT e a base de montagem de PBT ou metal fundido. Os pacotes planos têm a disposição dos orifícios de montagem conforme definido na normativa europeia EN 60947 (design de invólucro ID80).

Exemplo de uma aplicação típica: Devido às grandes distâncias de operação, à robustez e ao conceito de montagem, o pacote plano (FP) é frequentemente encontrado em brinquedos de parques de diversões. Entretanto, o pacote plano pode ser usado onde grandes distâncias de operação forem necessárias, mesmo em grandes ambientes industriais.


Sensores de montagem na superfície


Os sensores montáveis na superfície são pequenos sensores capacitivos com opções de fixação para montagem em superfícies. Os sensores podem ser parafusados em uma superfície projetada para essa finalidade. Dependendo do design, a face de detecção é orientada para cima ou para frente. O invólucro é geralmente feito de PBT.

Exemplo de uma aplicação típica: sensores que podem ser montados na superfície são multiuso. Eles são favoráveis em todas as condições.


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Capacitive Sensors

Take a look at the range of Pepperl+Fuchs capacitive sensors.