Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Detecção confiável em produção de PCB com sensor ML100

O sensor de feixe convergente detecta diferentes tipos de PCBs

A Aplicação

A indústria de PCBs (placas de circuito impresso) forma a espinha dorsal da indústria de eletrônicos. Quase todos os produtos eletrônicos contêm alguma forma de PCB. Essas placas conectam vários componentes juntamente com traços de cobre. Vários tipos de máquinas são necessários para processar e mover as PCBs. Alguns exemplos dessas máquinas: esteiras, buffers, máquinas de marcação, pás-carregadeiras e descarregadores e controladores de tráfego. Durante todo o processo de produção, as PCBs precisam ser detectadas de forma confiável para determinar sua localização para processamento posterior.


O Objetivo

A detecção de PCBs não é uma tarefa simples. Alguns desafios enfrentados tem a ver com cores, texturas e refletividade diferentes (de mate opaco a brilhante) da superfície da PCB. Outros desafios são a não detecção de orifícios e entalhes na PCB ou a não detecção de objetos de fundo brilhantes. Outras tarefas seriam a detecção de componentes em PCBs ou a detecção precisa de bordas de PCB para determinar uma posição de parada precisa. Além disso, os sensores usados para detectar as PCBs precisam ser muito pequenos para se encaixarem nas máquinas e precisam oferecer uma montagem simples, onde o ideal é que não haja necessidade de ajuste.


A Solução

Sensor de feixe convergente ML100-8-HGU-100-RT/102/115/162
Sensor de feixe convergente ML100-8-HGU-100-RT/102/115/162

O sensor de feixe convergente ML100 é a melhor solução para a aplicação devido a algumas propriedades. Primeiro, o sensor oferece um ponto de luz alongado, que garante que, mesmo em deslocamento sobre orifícios e entalhes na PCB, o dispositivo permaneça no estado "LIGADO". Isso ocorre porque o ponto de luz ignora os orifícios e entalhes enquanto a outra parte do ponto de luz ainda está detectando a PCB. Em segundo lugar, a barreira de luz fina e bem definida dos sensores permite a detecção precisa da posição de parada. E, em terceiro lugar, o sensor detecta de forma confiável as PCBs com todos os tipos de cor e textura devido ao seu design óptico de alta qualidade. Em resumo, o ponto de luz alongado e o excelente desempenho óptico são a chave para o sucesso do sensor nesta aplicação. Com essa configuração, o sensor detecta a PCB quando ela entra no ponto de luz e não desliga quando percorre o comprimento de toda a PCB. Ao mover a PCB em posição perpendicular ao comprimento do ponto de luz, o sensor garante que a posição de parada seja precisa, conforme determinado pelo ponto de luz fino. 


Características técnicas:

  • Detecção estável em todas as superfícies, incluindo PCBs brilhantes
  • O feixe de luz alongado ignora os orifícios e entalhes nas PCBs
  • Detecção precisa da posição da PCB devido ao ponto de luz fino
  • Excelente desempenho óptico para detecção estável de diferentes PCBs

As Vantagens

O sensor de feixe convergente ML100 tem excelente desempenho óptico e, portanto, poucos problemas na detecção de PCBs de vários padrões de refletividade. Além disso, a montagem e o alinhamento da série ML100 são simplificados por um LED emissor vermelho e buchas rosqueadas totalmente metálicas integradas. Os estados de comutação também são facilmente visíveis de todas as direções devido aos LEDs altamente visíveis.


Visão geral

  • Produção de PCB no setor de eletrônicos
  • Detecção de superfícies com cores, texturas e refletividade diferentes
  • Um pequeno espaço de montagem requer um pequeno sensor
  • Ponto de luz alongado e excelente desempenho óptico para detecção estável de PCBs diferentes

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.