Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

A Pepperl+Fuchs apresenta um novo portfólio de sensores de vibração para a disponibilidade ideal de instalações

2021-11-12

New portfolio of vibration sensors
A nova série de sensores de vibração da Pepperl+Fuchs, aprovada para áreas classificadas

De fresadoras a bombas e ventiladores, até turbinas eólicas, onde quer que ocorram vibrações, o monitoramento de condições e a manutenção preditiva desempenham um papel crucial para garantir a proteção do pessoal e da instalação. Para realizar medições confiáveis de velocidade e aceleração de vibração em faixas de baixa ou alta frequência, a Pepperl+Fuchs oferece três novas séries de sensores de vibração. Esses dispositivos para aplicações globais vêm com aprovações para áreas classificadas até a Zona 1/21 e Div. 2, bem como certificações para segurança funcional SIL 1/PL c e SIL 2/PL d, atendendo aos mais altos requisitos de segurança.


Três projetos para vários requisitos

Ao contrário dos produtos comparáveis, os sensores de vibração da Pepperl+Fuchs oferecem uma faixa de medição particularmente ampla capaz de medir vibrações de até 128 mm/segundo. Com componentes eletrônicos encapsulados em um invólucro compacto e robusto, esses sensores se destacam devido à sua operação livre de manutenção e à vida útil particularmente longa. Eles estão disponíveis em três designs com diferentes faixas funcionais:

Os sensores VIM3 são os menores sensores de vibração da série, adequados para aplicações menos complexas. Eles são certificados até SIL 1/PL c para uso em aplicações de segurança.

Os sensores da série VIM6 são projetados para uso em áreas de alta temperatura, onde são implantados para medir a temperatura e a vibração. Uma saída analógica está disponível para cada valor medido. A série VIM6 está disponível com invólucro de aço duplex e é aprovada para uso em áreas classificadas até a Zona 1/21.

Com componentes eletrônicos encapsulados, a série VIM8 foi projetada para uso em ambientes adversos e em áreas classificadas de Zona 1/21, bem como em aplicações offshore. Os sensores vêm com aprovação SIL 2/PL d e uma faixa de temperatura de -35... +125 °C. Além disso, os sensores de vibração também estão equipados com várias funções sofisticadas. Por exemplo, por meio da função de crista integrada, a condição dos rolamentos da máquina pode ser monitorada e o tempo de inatividade ou falhas da máquina podem ser evitados antes que ocorram danos. Opcionalmente, os usuários podem definir dois valores limite por meio de interruptores giratórios. Assim que esses valores são excedidos, eles são emitidos por meio de dois relés para fins de manutenção preditiva. Isso elimina a necessidade de desenvolvimento de software extensivo para avaliar os valores de sinal em um PLC.



Em turbinas e outras máquinas, os sensores de vibração da Pepperl+Fuchs medem com confiança a velocidade e a aceleração da vibração.

Acessórios úteis completam o portfólio

O portfólio de sensores de vibração é complementado por acessórios úteis, incluindo adaptadores de montagem, um conduíte de metal flexível e uma capa de borracha protetora. O conduíte de metal, que está disponível para os sensores dos tipos VIM6 e VIM8, protege os cabos contra tensão mecânica enquanto a capa de borracha fornece proteção adicional contra umidade e sujeira.


Destaques dos novos sensores de vibração

  • Três novos sensores de vibração com aprovações até a Zona 1/21 (Div. 2) para obter a disponibilidade ideal da instalação e a segurança do processo
  • Design de invólucro particularmente robusto e adequação para aplicações de segurança de acordo com a SIL 1/PL c e a SIL 2/PL d
  • O maior sensor de vibração VIM8 com componentes eletrônicos encapsulados suporta cargas mecânicas e químicas notavelmente altas e é feito com dois relés ajustáveis para detectar limites críticos
  • Acessórios úteis: A capa protetora de borracha protege contra condições climáticas severas; o conduíte de metal protege o cabo contra estresse mecânico

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.