Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Segurança funcional fornecida como "Serviço Completo": um pacote completo, composto por três estágios, para proporcionar segurança abrangente

2021-11-11

Functional Safety Concepts from Pepperl+Fuchs
A Pepperl+Fuchs agora oferece um pacote completo voltado à segurança funcional no segmento de engenharia mecânica e de instalações. Esse pacote é sustentado por três pilares que abrangem todas as fases do ciclo de vida da segurança.

Atualmente, existem diversos problemas relacionados à segurança funcional na engenharia mecânica e de instalações: há dificuldades em se manter uma visão geral dos padrões atuais; os conceitos de segurança apresentam múltiplos estágios e os cálculos relacionados a isso são complexos. Além disso, existe também a questão de que essa segurança demanda uma grande quantidade de parceiros, como serviços de engenharia de segurança funcional e fabricantes de sensores de segurança, além de desligamentos seguros e controles relacionados à segurança. Paralelamente a esses interesses conflitantes, os fabricantes de peças originais (OEMs) e os usuários finais geralmente enfrentam desafios típicos quando estão implementando aplicações:

  • Com a variedade de sensores oferecidos, nem sempre fica claro saber qual princípio de detecção seria o mais adequado à aplicação em questão.
     
  • Relevante às verificações de segurança, a documentação do produto fornecida pelo fabricante é estruturada de forma diferente, ou não existem valores de segurança característicos apresentados para todos os componentes no ciclo de segurança.
     
  • O OEM ou o usuário final precisam coordenar os serviços de engenharia e os fabricantes de componentes, algo que pode demandar bastante tempo.
     
  • Não existem recursos humanos para monitorar a forma como as normativas se desenvolvem, nem para adaptar e modernizar as máquinas e as instalações que estão em operação no local onde isso é exigido.
     
  • Não existem diretrizes disponíveis que não sejam relacionadas à tecnologia e ao fabricante, o que pode resultar em mais custos finais.

Para auxiliar designers e usuários nessa situação, a Pepperl+Fuchs agora oferece um pacote completo voltado à segurança funcional no segmento de engenharia mecânica e de instalações. Esse pacote é sustentado por três pilares que abrangem todas as fases do ciclo de vida da segurança:


1. Conceitos de segurança sofisticados

A Pepperl+Fuchs auxilia os seus clientes por meio da disponibilização de um ou mais de seus especialistas certificados em segurança funcional durante o período de desenvolvimento do conceito de segurança. Esses especialistas oferecem profundo conhecimento das normativas atuais, orientando o cliente durante todo o processo, do início ao fim. Nesta troca mútua, cria-se um sofisticado conceito de segurança personalizado, levando-se em consideração antecipadamente todos os possíveis pontos fracos do design de uma máquina e eliminando-os sem caros ajustes retroativos durante a operação.

Usando aplicações como o SISTEMA, os especialistas da Pepperl+Fuchs oferecem ao cliente avaliações confiáveis sobre as medidas planejadas para redução de riscos e sobre os produtos a serem usados, confirmando, assim, se atendem, ou não, ao nível de desempenho exigido. O cálculo não foca somente nos sensores. Mais que isso, ele engloba todo o ciclo de segurança, inclusive os controles e os elementos de desligamento. Isso não se aplica somente aos novos desenvolvimentos: por exemplo, mesmo que o cliente esteja fazendo a modernização de máquinas já existentes, em virtude das mudanças nas normativas, os especialistas da Pepperl+Fuchs podem ajudar na criação de conceitos de segurança personalizados. Até mesmo componentes de terceiros podem fazer parte da solução de segurança: o objetivo da nossa consultoria é sempre encontrar a solução ideal, sem que haja, necessariamente, obrigatoriedade de usarmos tecnologias, produtos ou fornecedores específicos.

2. Um portfólio completo de sensores para aplicações de segurança

Os especialistas da Pepperl+Fuchs também têm acesso ao próprio portfólio de sensores industriais da empresa, com uma ampla gama de métodos de detecção. Isso inclui diversas soluções para tarefas de detecção, posicionamento e identificação. Estão disponíveis sensores de segurança exclusivos e altamente especializados, como o USi®-safety (que é o único sensor de segurança ultrassônico que chega até o nível SIL 2/PL d) e o safePXV (que é a única solução de posicionamento que chega até o nível SIL 3/PL e, com um único sensor). Ao mesmo tempo, se necessário, também é possível solucionar aplicações de segurança com o uso de sensores do portfólio que não sejam exatamente seguros, desde que determinadas condições sejam atendidas (ou que exista um conceito de segurança adequado em vigor). Isso resulta em soluções seguras para aplicações que, antigamente, eram praticamente impossíveis de se implementar, ou que somente poderiam ser implementadas com segurança mediante considerável aporte financeiro. O fato de que a Pepperl+Fuchs já está desenvolvendo sensores de padrão industrial para atender a altíssimas exigências de qualidade é uma enorme contribuição para essa realidade.

A utilização de seu portfólio interno oferece uma vantagem decisiva no desenvolvimento de conceitos de segurança: Se, por um lado, os serviços de engenharia conseguem contar somente com as informações disponibilizadas nos folhetos fornecidos pelos fabricantes dos sensores, por outro lado, os especialistas da Pepperl+Fuchs têm acesso às informações de todo o processo de desenvolvimento. Isso possibilita que os usuários finais e os OEMs sempre sintam a segurança de saber que o sensor é compatível com o perfil de exigências da respectiva aplicação e que ele poderá ser perfeitamente integrado ao conceito da máquina e ao conceito de segurança.

3. Treinamentos e seminários aprofundados sobre segurança funcional

Por fim, embora não menos importante, os cursos de treinamento e os seminários da Pepperl+Fuchs sobre o tópico de segurança funcional são disponibilizados a todas as partes envolvidas, podendo ser personalizados para refletir o conceito de segurança desenvolvido para o cliente, no formato de um evento interno, por exemplo, ou oferecendo um conteúdo de natureza mais abrangente. A Pepperl+Fuchs oferece eventos presenciais e remotos sobre os tópicos de segurança funcional em engenharia mecânica e de instalações e, também, na indústria de processos. Todos os formatos de treinamento oferecem uma combinação de aspectos teóricos com conhecimento prático relevante, visando a garantir o sucesso do aprendizado de forma ideal.

Highlights of the Full Service Functional Safety Package


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Hub de Segurança Funcional da Pepperl+Fuchs

Centenas de produtos com SIL/PL, ferramentas gratuitas e documentos em um só lugar. Acesse e saiba mais!