Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Sistema de sensores Contour2D para monitoramento eficiente da utilização da esteira transportadora

2022-05-02

R2000 2-D LiDAR Sensor

Para garantir que as embalagens em uma esteira transportadora sejam distribuídas uniformemente para estações a jusante, é importante medir de forma confiável a utilização da esteira transportadora. Para isso, a Pepperl+Fuchs desenvolveu o sistema de sensores Contour2D com base em uma aplicação do cliente. A solução, que agora está disponível para toda a tecnologia de transporte e para a indústria de intralogística, detecta os contornos das embalagens na transportadora e usa essas informações para calcular a utilização da esteira transportadora. O Contour2D oferece a solução mais eficiente do mercado para essa aplicação: um único sensor LiDAR 2-D combinado com um algoritmo inteligente que corrige suficientemente o efeito de sombra. O mínimo esforço de instalação e o rápido comissionamento tornam o Contour2D uma solução particularmente econômica para a tecnologia de transporte.


Correção do efeito de sombra com um único sensor LiDAR

Ao monitorar a utilização da esteira transportadora, o principal desafio é corrigir os efeitos de sombra na esteira transportadora. Enquanto as soluções convencionais usam vários sensores para isso, o sistema de sensores Contour2D requer apenas um único sensor LiDAR. Isso é possibilitado pelo desempenho excepcional do R2000: O sensor LiDAR 2-D da Pepperl+Fuchs não só tem a resolução angular mais alta de 0,042°, mas também uma taxa de varredura de até 50 Hz. Como resultado, o sensor detecta os contornos das embalagens na esteira transportadora com máxima precisão. O software inteligente integrado na Unidade de avaliação de multivarredura (MSEU) do sistema de sensores corrige subsequentemente os resultados da medição. Dessa forma, o Contour2D possibilita a correção confiável do efeito de sombra com um único sensor LiDAR.

Como apenas dois componentes — o sensor e a MSEU — precisam ser instalados, o Contour2D impressiona com custos de hardware particularmente baixos e esforço mínimo de instalação. Em comparação com os sistemas convencionais, a configuração complexa necessária para alinhar vários sensores é eliminada. Como apenas um sensor é montado centralmente acima da esteira transportadora, não são necessários grandes ajustes na esteira transportadora. Isso significa que os sistemas existentes também podem ser modernizados sem problemas.



Software integrado para configuração e monitoramento fáceis

O sistema de sensores Contour2D pode ser comissionado em três etapas simples: Primeiro, o sensor LiDAR e a MSEU são instalados na esteira transportadora. Os cabos de conexão apropriados já estão incluídos no escopo da entrega. Em seguida, o sistema é configurado por meio de um aplicativo intuitivo do Windows, que possibilita o ajuste da faixa de detecção de acordo com a esteira transportadora. Após uma varredura zero, durante a qual o contorno da esteira transportadora é ensinado, o sistema está pronto para operação.

Durante a operação, o Contour2D detecta a parte ocupada da esteira transportadora, bem como a altura média e máxima do material transportado. Além disso, um perfil de altura é calculado. Objetos fora da faixa de detecção configurada são ignorados de forma confiável. Os dados de saída podem ser integrados aos sistemas existentes do cliente via TCP/IP, enquanto o aplicativo do Windows exibe os resultados e visualiza os dados de varredura.

Como o sistema de sensores é baseado em uma plataforma de software flexível desenvolvida pela Pepperl+Fuchs, adaptações específicas do cliente podem ser implementadas em um curto espaço de tempo. Dessa forma, o Contour2D atende aos requisitos individuais de diferentes aplicações.


Destaques do sistema de sensores Contour2D

  • Detecção particularmente econômica da utilização da esteira transportadora com apenas um único sensor LiDAR 2-D
  • Correção confiável do efeito de sombra devido à resolução angular mais alta de 0,042° e à taxa de varredura de até 50 Hz
  • Esforço mínimo de instalação sem grandes ajustes na máquina, mesmo para modernizações
  • Comissionamento rápido em três etapas simples com aplicativo intuitivo do Windows
  • Possíveis adaptações específicas do cliente devido à plataforma de software flexível

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.