Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Uso do hidrogênio na indústria

Especialmente nos setores com uso intensivo de energia, como as indústrias química, siderúrgica e cimenteira, o hidrogênio desempenhará um papel importante rumo à neutralidade climática no futuro. Isso ocorre porque o elemento químico pode substituir os combustíveis fósseis usados anteriormente na indústria e, portanto, contribuir significativamente para a redução das emissões2 de CO das instalações industriais. Os produtos e soluções da Pepperl+Fuchs são usados em locais muito diferentes em instalações industriais que utilizam hidrogênio como fonte de energia alternativa.


Tubulações

Em grandes instalações industriais, o hidrogênio é transportado em tubulações cujas válvulas demandam um monitoramento confiável. O sistema de posicionamento indutivo (PMI) e o sensor duplo indutivo F31K2 extremamente robusto para áreas externas classificadas da Pepperl+Fuchs detectam e monitoram a posição da válvula em tubulações de hidrogênio e a reportam continuamente.


Postos de abastecimento para AGVs na indústria


Os veículos guiados automatizados (AGVs), que executam várias tarefas de transporte em instalações industriais, são cada vez mais movidos a hidrogênio de uma forma amiga do clima. Ao reabastecer os AGVs movidos a hidrogênio, é particularmente importante saber a pressão necessária para o reabastecimento. Isso porque ela pode variar dependendo do design dos tanques. Uma solução RFID da Pepperl+Fuchs permite que os AGVs sejam identificados exclusivamente antes do processo de reabastecimento e garante que a pressão necessária para reabastecer o veículo com hidrogênio seja liberada.


Queimadores industriais

Se o hidrogênio for usado como uma alternativa aos combustíveis fósseis ao acender queimadores industriais, o conversor de loop HART da Pepperl+Fuchs poderá ajudar a otimizar o valor de aquecimento. Quando é usado hidrogênio, esse valor depende do conteúdo de água. O conversor de loop HART coleta vários parâmetros do processo no campo, converte-os em sinais de corrente analógica e os disponibiliza ao sistema host. Com base nesses dados, o valor de aquecimento é calculado e a dosagem de hidrogênio é ajustada com precisão.

O alternador de campo Ethernet-APL da FieldConnex transmite diretamente todos os parâmetros de processo gerados nos equipamentos de campo, em alta resolução e sem desvio para otimização do valor de aquecimento, permitindo a comunicação ponta a ponta em todos os sistemas conectados. Isso inclui todas as informações de ativos da placa de características e os parâmetros de configuração para mensagens de diagnóstico e de alarmes.


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.