Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Os novos sensores de folha dupla-simples com interface IO-Link

2022-06-13

Double-Sheet Sensors with IO-Link Interface
A detecção confiável de material duplo está mais fácil do que nunca com a nova linha de sensores de folha dupla IO-Link.

A detecção confiável de material duplo está mais fácil do que nunca com a nova linha de sensores de folha dupla IO-Link no design M18 ou M30 da Pepperl+Fuchs, líder de mercado em tecnologia de sensores ultrassônicos. Quer se trate de detectar papel, folha, madeira, metal ou mesmo wafers solares altamente reflexivos, os sensores UDC-18GS-*IO-* e UDC(M)-30GS-*IO-* se destacam de outros sensores padrão de folha dupla no mercado, graças à sua parametrização incomparavelmente simples e máxima flexibilidade.


Valores de limite predefinidos para comissionamento simples

A combinação de um emissor ultrassônico e um receptor ultrassônico fornece a base técnica para a solução, monitorando continuamente o fluxo de material em uma máquina usando pulsos ultrassônicos. O sensor usa alterações de amplitude para detectar se uma segunda camada de material foi adicionada. Durante o comissionamento, os dispositivos oferecem suporte aos usuários por meio de um auxílio no alinhamento integrado, que usa sequências de LED para indicar se o emissor e o receptor estão alinhados corretamente entre si. Além disso, os novos sensores de folha dupla oferecem três configurações predefinidas de valor limite para diferentes espessuras de material. Os usuários podem alternar entre essas diferentes configurações de forma rápida e fácil por duas entradas de sensor ou pelo IO-Link.

Se a aplicação demandar configurações personalizadas além das predefinições ou se todo o controle da máquina for baseado em procedimentos teach-in, as alterações poderão ser feitas usando o PLC na entrada teach-in do sensor. Assim, o sensor informa ativamente ao controlador se o teach-in remoto foi bem-sucedido por uma saída digital. Isso significa que os novos sensores de folha dupla também podem ser facilmente adaptados às máquinas existentes. Como alternativa, uma interface IO-Link integrada ao sensor está disponível para processos teach-in. Para configuração via IO-Link, a Pepperl+Fuchs oferece um dispositivo DTM via PACTware e blocos de funções para controladores.


Um controle de material duplo confiável requer o máximo de adaptação ao material a ser detectado. Com os sensores de folhas duplas das séries M18 e M30, isso ficou mais fácil do que nunca. Saiba mais sobre as três opções.

Insights mais detalhados pelo IO-Link

Além de simplificar o comissionamento e a capacidade de fazer ajustes durante a operação ativa, a interface IO-Link dos sensores de folha dupla libera um novo potencial para análise e manutenção da máquina. A interface IO-Link permite acessar todos os parâmetros do sensor, dados de diagnóstico e dados de processo sem esforço adicional da fiação. Por exemplo, o monitoramento em tempo real dos dados do processo pode ajudar a verificar as configurações do valor limite no sensor, dependendo do material que está sendo executado no momento e seu comportamento de amortecimento específico. Isso faz com que os parâmetros do sensor sejam definidos corretamente, produz menos detecções falsas e, portanto, maior disponibilidade da máquina.

Os indicadores de temperatura e os contadores de horas de funcionamento são ferramentas de diagnóstico adicionais que permitem um monitoramento de condições confiável e uma manutenção preditiva. Quando uma manutenção é necessária, uma função de localização ajuda a identificar o sensor afetado no sistema: O controlador usa um parâmetro de sensor específico para disparar o sensor relevante, que é identificado por LEDs piscantes. Isso permite que as operações de manutenção sejam executadas com precisão e oportunamente.


Sincronização automática e saídas push-pull

Se o cenário de detecção de material duplo demandar vários sensores de folha dupla próximos um do outro, novos dispositivos serão sincronizados automaticamente pela função integrada. Uma simples conexão de fio único entre até dez sensores impede a interferência recíproca, aumentando ainda mais a confiabilidade funcional. Ao contrário das versões anteriores, os novos sensores de folha dupla da Pepperl+Fuchs são equipados com saídas push-pull, que permitem que os usuários que operam em nível internacional economizem nos custos de armazenamento que costumavam incorrer para as versões PNP e NPN.


Destaques dos sensores de folha dupla

  • Versátil: Do papel ao metal: simples detecção dupla de material com apenas uma configuração
  • Alta disponibilidade da máquina: A interface IO-Link integrada permite acessar os parâmetros do sensor, dados de diagnóstico e dados do processo
  • Comissionamento rápido por meio do conjunto de valores de limite padrão, IO-Link ou teach-in simples com feedback
  • Confiabilidade máxima do processo: Sincronização automática do sensor ao usar vários sensores em um espaço confinado

Saiba mais sobre a detecção dupla de materiais!


Baixe agora o nosso guia de tecnologia para detecção ultrassônica de material duplo! Esse documento PDF gratuito explica os princípios de detecção, os fatores de influência e os critérios para selecionar o sensor certo.

Faça o download aqui


Assista ao nosso vídeo para saber mais sobre os princípios básicos de operação dos sensores de folhas duplas.

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.