Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Esvaziamento de contêineres de reciclagem de vidro orientado por demanda

O sensor ultrassônico autônomo WILSEN.sonic.level transmite informações do nível de enchimento por meio de LoRaWAN

Aplicação

Na região sul da Alemanha, a cidade de Freiburg e as áreas ao seu redor armazenam cerca de 350 contêineres de reciclagem de vidro, todos os quais são mantidos pela empresa de gerenciamento de resíduos Abfallwirtschaft und Stadtreinigung Freiburg GmbH (ASF). Distribuídos por uma grande área, os contêineres foram previamente esvaziados em uma ordem fixa e a intervalos de tempo determinados. Para reduzir custos e emissões, e minimizar o impacto no tráfego, a empresa trabalhou em parceria com a badenovaNETZE, uma subsidiária da badenova, para encontrar meios de implementar um processo de esvaziamento impulsionado por demanda.

Objetivo

Para garantir que cada contêiner seja esvaziado no momento certo, o nível de enchimento dos recipientes deve ser verificado regularmente e enviado à equipe de planejamento de recursos, de maneira sem fio, para os veículos de gerenciamento de resíduos. Esse planejamento, que tem sido feito manualmente, será otimizado com os dados e as tendências mais recentes. Ao mesmo tempo, a empresa deseja estabelecer as bases para um sistema de planejamento de rota totalmente automático no futuro. Mas antes que isso possa acontecer, é necessário que haja um sistema de sensor que possa fornecer informações confiáveis do nível de enchimento. O dispositivo precisará ser capaz de transmitir esses dados de maneira sem fio com e potência de rádio suficiente. Ele terá que ser adequado para montagem em um contêiner de reciclagem de vidro ou de resíduos e deverá funcionar perfeitamente, apesar das condições frequentemente difíceis encontradas nesses locais.


Solução

Os dados enviados pelo sensor WILSEN podem ser facilmente acessados através do aplicativo
Os dados enviados pelo sensor WILSEN podem ser facilmente acessados através do aplicativo

O sensor ultrassônico de IoT WILSEN.sonic.level atende a todos esses requisitos. O compartimento compacto pode ser montado sob a parte superior do contêiner de reciclagem de vidro. Sua robusta tecnologia ultrassônica permite que o sensor detecte de forma confiável o nível de enchimento do contêiner, mesmo sob condições adversas, independentemente da composição do material do resíduo. Os valores medidos são enviados à equipe de planejamento, a intervalos regulares, usando-se um sinal LoRaWAN com alta potência de transmissão. Uma bateria de alta potência fornece vários anos de durabilidade, sem manutenção. Além disso, a bateria é fácil de substituir, quando necessário. O sensor é fácil de comissionar por meio doaplicativo WILSEN (Android e iOS). O aplicativo fornece acesso protegido por senha a todos os parâmetros do sensor e às credenciais da LoRaWAN, e exibe os dados atuais.

Características técnicas

  • Design compacto: 182 × 81 × 71 mm (C× L × A)
  • Montagem segura
  • Invólucro robusto: IP66/67
  • Gama de temperatura: -25 a +70° C
  • Alcance de detecção: até 4.000 mm
  • Alimentação: bateria de lítio de alta potência substituível, de 3,6 V, 13.000 mAh
  • Interface: LoRaWAN
  • Medição ajustável e frequência de transmissão

Benefícios

O feixe sonoro que o WILSEN.sonic.level utiliza para medir o conteúdo do contêiner pode ser adaptado para se adequar ao contêiner em questão. Além do nível de enchimento, o sensor fornece outras informações relevantes, como dados de GPS e valores de temperatura. O dispositivo pode ser parametrizado com muita facilidade usando-se o aplicativo WILSEN e uma conexão Bluetooth® de baixo consumo. Esse método também possibilita que os usuários atualizem as credenciais necessárias para fazer login na rede de rádio LoRaWAN, se necessário. Uma base de montagem permite que o sensor seja instalado no contêiner e garante sua firme fixação para resistir a vibrações.


Visão geral

  • Detecção confiável do nível de enchimento em contêineres de reciclagem de vidro descentralizados
  • A robusta tecnologia ultrassônica detecta objetos de qualquer tipo de material, mesmo sob condições adversas
  • Transmissão de dados confiável e sem fio via LoRaWAN
  • Uma bateria de alta potência possibilita muitos anos de operação autônoma
  • Dispositivo robusto e compacto que pode ser facilmente instalado em uma ampla variedade de contêineres
  • Aplicativo protegido por senha para parametrização e visualização dos valores de saída durante o comissionamento

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Como funciona o sensor WILSEN?

Saiba mais sobre a configuração do sistema WILSEN.