Possibilidade de uso global.
Otimização do fluxo de informações.
Flexibilidade cada vez maior.

BULLET – Adaptador WirelessHART

Recursos

A ampla variedade de certificações permite o uso global

A ampla variedade de certificações permite o uso global

O BULLET é o único adaptador WirelessHART disponível no mercado com um invólucro Ex d. O BULLET vem com todas as certificações relevantes (ATEX, UL, IECEx e muitas mais) para uso em todo o mundo. Basta conectar o BULLET ao seu dispositivo de campo e permitir uma transmissão de sinal sem fio altamente eficiente.
Recurso multidrop para instalações econômicas

Recurso multidrop para instalações econômicas

O BULLET é equipado com um potente recurso multidrop que reduz significativamente o custo da adição de dispositivos a uma rede WirelessHART. Com apenas um BULLET, até oito equipamentos de campo HART podem utilizar o recurso multidrop. Isso é especialmente útil para monitorar parques de tanques e tubulações.
A tecnologia StepVolt otimiza a potência disponível

A tecnologia StepVolt otimiza a potência disponível

O BULLET é abastecido com um loop de corrente de 4 mA… 20 mA, utilizando uma tecnologia especial chamada “StepVolt”. Essa tecnologia permite que você defina a tensão de inserção de 1 V a 2,5 V, a fim de otimizar o uso de energia disponível e a largura de banda da comunicação sem fio.
O invólucro robusto protege um dispositivo bastante flexível

O invólucro robusto protege um dispositivo bastante flexível

O invólucro Ex d de alumínio do BULLET encapsula totalmente a antena com um domo antiestático. É altamente durável e adequado para uso entre -40°C a 85°C. Beneficie-se da combinação de resistência e flexibilidade: fixe o BULLET a qualquer equipamento de campo e forneça energia comum ou solar.

Tecnologias





StepVolt

A tecnologia StepVolt otimiza a potência disponível

O BULLET é abastecido com um loop de corrente de 4 mA… 20 mA, utilizando uma tecnologia especial chamada “StepVolt”. Essa tecnologia permite que os usuários definam a tensão de inserção de 1 V a 2,5 V, a fim de otimizar o uso de energia disponível e a largura de banda da comunicação sem fio. O BULLET proporciona um desempenho altamente confiável, mesmo nas piores condições de baixa corrente em que há pouquíssima energia disponível, ao utilizar transmissores em cabos muito longos ou com barreiras intrinsecamente seguras. Em situações com mais energia disponível, o BULLET fornece mais pacotes WirelessHART por segundo, levando a um desempenho superior da rede geral WirelessHART.






Multidrop

Recurso multidrop para instalações econômicas

Um recurso exclusivo do BULLET é a capacidade de conectar até oito dispositivos de medição HART usando um único BULLET. Esse recurso multidrop digital reduz o custo da adição de dispositivos a uma rede WirelessHART existente: Não são necessários dispositivos de conexão, fios especiais, condicionadores de energia, terminadores de segmento ou treinamento adicional para pessoal. Esse recurso econômico é especialmente útil para muitas aplicações SCADA, incluindo a monitorização de parques de tanques e tubulações.

Casos de uso





Medição de nível em um parque de tanques

Medição de nível no parque de tanques

Os níveis de enchimento de 23 tanques contendo petroquímicos precisam ser monitorados com segurança. De uma perspectiva de custo, adicionar novos dispositivos de medição é um desafio, pois os tanques estão espalhados por uma distância considerável e o gabinete de controle é repleto de cabos. O BULLET oferece uma solução altamente econômica: o recurso multidrop permite que os operadores lidem com até oito equipamentos de campo em um tanque, com apenas um desses adaptadores Ex d WirelessHART.

Como a instalação já usa uma alimentação de 24 V (iluminação, por exemplo), o adaptador e o equipamento de campo podem ser alimentados por essa fonte e transferir dados sem fio para o sistema de controle de processos. Para a melhor transmissão de sinal possível, os BULLETS são montados em hastes 2 metros acima do tanque.






Vedação em uma instalação de produtos químicos

Vedação na indústria química

Nesta aplicação externa em uma instalação de produtos químicos, o BULLET é usado para detecção de possíveis vazamentos de gás. Várias "árvores", cada uma com cinco BULLETS, estão posicionadas ao longo da instalação para uma monitorização abrangente da vedação. Cada árvore portátil contém quatro medidores de gás para a detecção de diferentes tipos de gás, uma hélice que mede a velocidade do vento e uma aleta que mede a direção do vento. Entre esse total de seis sinais medidos estão quatro sinais 4…20 mA e dois HART.

Devido ao recurso multidrop, os dois dispositivos HART são conectados a um único BULLET. Os dois tipos de sinal, 4…20mA e HART, são transferidos de forma confiável e completamente sem fio para o sistema de controle por meio de BULLETS, mesmo em temperaturas ambientes de -33 °C. Nessa configuração, os BULLETS consomem energia solar, pois cada árvore é equipada com um painel solar em conjunto com um pacote de baterias.

Monitorização de gás portátil em uma instalação de produtos químicos

Monitorização de gás portátil na indústria química

As unidades móveis de detecção de gás permitem que o cliente detecte gás em praticamente qualquer lugar da instalação. Uma unidade móvel de detecção de gás consiste em um medidor de gás, um painel solar e uma bateria adicional para fonte de alimentação, uma caixa de controle e um BULLET. O BULLET extrai energia do painel solar e transmite sinais de 4 mA … 20 mA do medidor de gás para o sistema de controle.

Dispositivos WirelessHART, como o BULLET, criam uma rede em malha: os sinais são passados de um BULLET para outro ou diretamente para um gateway WirelessHART que interage com o sistema de controle. Os operadores podem construir facilmente uma estrutura de comunicação altamente flexível dentro da instalação.

Tanques de mistura portáteis na indústria farmacêutica

Tanques de mistura portáteis em indústria farmacêutica

É necessário flexibilidade em aplicações farmacêuticas de última geração: aqui, tanques de mistura portáteis são uma parte da rotina da produção de medicamentos e manipulação de todas as etapas de processamento relevantes, da mistura ao aquecimento e resfriamento dos produtos. Cada tanque de mistura portátil é equipado com vários equipamentos de campo. Um total de dois BULLETS (um em execução no modo multidrop) transfere quatro sinais do transmissor HART (nível, pH, temperatura e pressão) e um sinal de 4…20 mA (controlador de velocidade do motor) para o gateway WirelessHART que interage com o sistema de controle.

O BULLET extrai energia da fonte de alimentação AC do motor do agitador, mantendo a transmissão de dados sem fio independente das restrições de baterias ou fontes de alimentação extras. Com seu invólucro robusto, o BULLET também resiste facilmente à pressão de procedimentos típicos de CIP (Clean-in-Place, limpeza no local).

Conheça nossos adaptadores WirelessHART

Conheça o portfólio de adaptadores WirelessHART mais amplo do mercado! A gerente de marketing de produtos Sabrina Weiland apresenta vários tipos de adaptadores e aconselha qual é o mais adequado para sua aplicação.

Entre em Contato