Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Acoplamento de segmento 3—O PROFINET e o PROFIBUS Power Hub

Acoplamento de segmento 3—a configuração mais compacta com PROFINET ou PROFIBUS DP selecionáveis como protocolo de host.
Acoplamento de segmento 3—a configuração mais compacta com PROFINET ou PROFIBUS DP selecionáveis como protocolo de host.

O PROFINET e o PROFIBUS Power Hub é um sistema de fonte de alimentação modular, baseado em placa-mãe para quatro segmentos PROFIBUS PA. Ele consiste em uma ou duas placas mãe e vários módulos plug-in para fonte de alimentação para o segmento de barra de campo, uma conexão para PROFIBUS DP ou PROFINET e Diagnóstico Avançado para a camada física. As placas mãe fornecem os seguintes atributos selecionáveis:

  • Módulos de fontes de alimentação simples ou redundantes por segmento
  • Módulos de gateway simples ou redundantes
  • Parafuso ou terminais de mola com parafusos de fixação
  • Barra de aterramento opcional para fácil conexão da proteção

A potência de saída por segmento é de até 30 V/500 mA. A redundância é selecionável separadamente para a fonte de alimentação e o gateway.

Este acoplamento de segmento 3, caracterizado pelos módulos de fonte de alimentação com design compacto, é compatível com todos os acopladores de segmentos anteriores 1, 2 e 3. 

Todos os Power Hubs para quatro segmentos são aprovados para instalação nas áreas classificadas Zona 2 ou Divisão 2. Uma opção de módulos de fonte de alimentação com diferentes classificações em conjunto com acopladores de dispositivo adequados (FieldBarrier ou Segment Protector) permite todos os métodos mais comuns de proteção de ignição no dispositivo de campo, utilizando o conceito de tronco de alta potência. Eles são encapsulamentos antideflagrantes Ex d e de segurança intrínseca Ex ia, Ex ib ou Ex ic acc. para FISCO/Entidade para qualquer local perigoso.


Os conectores de mola com parafusos de fixação e uma barra de aterramento: Fácil de instalar, com conexão permanente.
Os conectores de mola com parafusos de fixação e uma barra de aterramento: Fácil de instalar, com conexão permanente.

A geração de impedância simétrica garante ótima qualidade de sinal. A geração de impedância é baseada somente nos componentes passivos, o que garante baixa dissipação de calor e, portanto, uma vida útil longa. Juntamente com o pequeno espaço físico ocupado, este Ponto central de alimentação oferece a mais alta contagem de segmentos por quadro de comando, o que reduz o espaço físico ocupado e poupando todos os esforços e gastos associados.

A placa mãe foi projetada para instalação em trilho DIN. Todos os módulos se encaixam na placa-mãe sem o uso de ferramentas. Na configuração redundante, os módulos podem ser trocados que haja interrupção da alimentação ou da comunicação.


O Gateway PROFINET com duas conexões independentes de um sistema de host simples ou redundantes.
O Gateway PROFINET com duas conexões independentes de um sistema de host simples ou redundantes.

Omódulo do gatewayé selecionável para comunicação com o DCS via PROFINET ou PROFIBUS DP. A PROFINET aceita a redundância da linha e a redundância do sistema S2. As ferramentas são fornecidas para a integração de DCS, permitindo a facilidade na instalação,na configuração e na solução de problemas do gateway e dos instrumentos de campo.

A conexão PROFIBUS DP é transparente. Isso significa que o próprio acoplamento de segmento não tem configuração, e todos os dispositivos PROFIBUS PA aparecem para o DP mestre como se estivessem diretamente conectados à PROFIBUS DP. Esta é uma configuração simples e fácil, com mínimo esforço de engenharia para o planejamento e a manutenção da instalação. Quando conectados em pares, os gateways são compatíveis com a redundância de voo.

O módulo de diagnóstico avançado opcional facilita a monitorização de vários indicadores de qualidade da camada física do barramento de campo da PROFIBUS PA. Isso permite a inicialização mais rápida da instalação, maior confiabilidade do os segmentos e uma solução de problemas mais eficiente.

 


Download

Conecte variáveis de processo do instrumento e seus diagnósticos NAMUR diretamente ao seu sistema de controle por meio de blocos de função CFC da Siemens Advanced Process Library. Isso automatiza todo o processo de engenharia de forma prática por meio da biblioteca de drivers PROFINET. Encontre todas as informações neste folheto em PDF.