Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Módulos de Comunicação

Para facilitar a conexão dos módulos de E/S da solução de E/S remota do sistema FB a um DCS, sistema SCADA ou PLC, a Pepperl+Fuchs oferece módulos de unidade com (gateways) para uso em áreas classificadas de Zona 1.

Os gateways PROFINET LB8122A.1.EL e FB8222B.1.EL conectam o sistema de E/S remoto LB ou FB. Desta forma, os sensores e atuadores ligados ao sistema de E/S remoto estão ligados a um sistema de controle através de uma rede PROFINET. 

A função Dispositivo compartilhado, padronizada para PROFINET, permite que vários controladores PROFINET tenham acesso simultâneo de leitura aos dados do gateway PROFINET e, portanto, aos dispositivos de campo. Os atuadores de uma unidade de E/S remota podem ser atribuídos a diferentes controladores. Usando a reconfiguração dinâmica, os módulos de E/S podem ser reconfigurados ou até mesmo alterados durante a operação sem interromper o controlador PROFINET. Assim, os usuários otimizam a configuração e a engenharia da fábrica não apenas para alterações, extensões ou atualizações.

Paralelamente à comunicação PROFINET para valores medidos e de ponto de ajuste, os gateways transmitem variáveis auxiliares, dados de configuração e diagnóstico a partir de dispositivos de campo compatíveis com HART usando a interface HART-IP integrada.

As unidades com estão disponíveis para diferentes protocolos de comunicação industrial (PROFIBUS DP / DP-V1, MODBUS RTU, MODBUS TCP) e contêm terminais Ex e para conexão do barramento de ponta a ponta entre painéis traseiros de montagem e o controle de processos de nível superior. Barreiras de segurança adicionais são desnecessárias. Isso reduz o esforço de planejamento e minimiza os erros.

Além disso, elas apoiam todos os módulos de E/S padrão e são ideais para proporcionar uma transmissão de sinal segura entre a lateral do controle e os sensores NAMUR, os contatos mecânicos, os relés de potência, as buzinas ou os LEDs do alarme.

As unidades contam com o suporte HART para transferir informações de diagnóstico para a sala de controle, uma parametrização simples é realizada via DTM. Devido ao automonitoramento, uma operação segura é garantida o tempo todo. As unidades com permitem troca a quente durante a manutenção sem precisar parar todo o sistema. Adicionalmente, elas aceitam autoconfiguração e podem ser operadas no modo de redundância.