Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Solução de automação flexível com inteligência descentralizada

Os sistemas de barramento de campo garantem uma transferência de dados confiável entre os níveis de controle e do sensor/atuador. Ao considerar cenários futuros da Indústria 4.0, soluções de automação flexíveis e transferência de dados em tempo real estão se tornando mais importantes do que nunca. Os módulos Ethernet IO da Pepperl+Fuchs atendem a essa tarefa e rapidamente conectam sensores/atuadores digitais a dispositivos IO-Link. Os módulos que suportam os protocolos Ethernet mais comuns são: PROFINET, EtherNet/IP e EtherCAT. O protocolo desejado pode ser definido diretamente no módulo usando um botão giratório. A capacidade multiprotocolo dos módulos Ethernet IO permite a comunicação Ethernet direta com todos os painéis de controle comuns com apenas um dispositivo.



Os módulos IO Ethernet oferecem amplas funções de diagnóstico que melhoram a transparência do processo. Os LEDs fornecem informações do status de cada canal, permitindo um diagnóstico específico ao canal em todos os momentos. Um servidor Web integrado permite o acesso remoto a parâmetros da rede, como endereço IP, máscaras de subrede e gateways.

Equipados com uma função de "inteligência descentralizada", os módulos são capazes de lidar com aplicativos menores sem nenhuma dependência de um painel de controle remoto. Os módulos avaliam os parâmetros de forma autônoma e as informações são transferidas para o PLC somente se necessário.

Isso alivia o sistema de nível alto e melhora os tempos de reação, suportando as demandas dos cenários da Indústria 4.0.


Décadas de Experiência, Expertise Consolidado


O conector de energia do módulo com uma conexão M12 com código L permite uma classificação de corrente mais alta de até 16 A. Como resultado, os módulos são capazes de atender a cargas de pico mais altas, e menos cabos são necessários.

Com um invólucro totalmente encapsulado, os módulos são extremamente duráveis e adequados até mesmo para condições adversas. O design robusto permite várias opções de montagem. Isso facilita a instalação e integração nas instalações existentes. Com esse conjunto de recursos inovadores, os módulos Ethernet IO aumentam a eficiência da instalação.


Mestre IO-Link


Em seu portfólio de módulos de barramento de campo, a Pepperl+Fuchs oferece módulos Ethernet IO com mestre IO-Link integrado que permitem a comunicação contínua dos sensores/atuadores habilitados para IO-Link no sistema de controle. Podem ser conectados diretamente até oito dispositivos IO-Link, quatro canais estão disponíveis para a tecnologia de sensores e quatro para atuadores. O mestre IO-Link possibilita parametrização, diagnóstico e manutenção preditiva sem interrupções até o nível do sensor/atuador.
Enquanto os módulos multiprotocolo da série ICE1 são ideais para aplicações baseadas em PLC, os mestres IO-Link das séries ICE2 e ICE3 com interface OPC UA integrada permitem soluções da Indústria 4.0 baseadas em nuvem.


Módulos digitais


Além da variedade de módulos de barramento de campo com mestre IO-Link integrado, a Pepperl+Fuchs também oferece módulos Ethernet IO para até 16 sensores e atuadores digitais. Esses módulos suportam os protocolos Ethernet mais comuns, como PROFINET, EtherNet/IP e EtherCAT, em um único dispositivo. Com a “inteligência descentralizada” sendo uma função opcional, os módulos digitais podem até resolver pequenas aplicações de forma independente e sem precisar encaminhar informações ao centro de controle. Isso alivia a pressão sobre o sistema de nível mais alto, aumenta o tempo de resposta e é compatível com os requisitos da Indústria 4.0.


IO-Link Master with S2 Redundancy for High-Reliability Systems

Critical applications such as chemical or pharmaceutical plants require for system redundancy to prevent unplanned downtimes and the associated costs. For this reason, the communication mechanism of the new IO-Link masters supports the S2 redundancy functionality which allows an additional programmable logic controller (PLC) to take over process control automatically in the event of a control-related failure of the primary PLC. Compared to conventional I/O modules, the ICE1 masters with S2 redundancy come with a particularly resistant, diecast zinc housing and an extended temperature range that open up a wide range of applications the chemical and pharmaceutical sectors.


Hubs de E/S


Os hubs IO com interface IO-Link permitem a incorporação eficiente de sensores/atuadores binários em um sistema de I/O-Link inteligente. É assim que apenas uma linha de junção pode transferir até 16 IOs digitais para um mestre IO-Link. As soluções de economia de espaço reduzem o esforço e os erros de fiação, pois tanto a transmissão de sinal quanto a fonte de alimentação estão na mesma linha. Uma estrutura de metal robusta e moldada e uma gama de temperatura estendida de -25 °C a +70 °C tornam os hubs I/O adequados para uso em ambientes industriais adversos.


Download gratuito: Documento técnico: protocolos de comunicação baseados em TCP (PDF)

Este documento técnico gratuito em PDF compara os diferentes protocolos de comunicação baseados em TCP (AMQP, OPC UA, MQTT, REST API) que ascenderam e hoje são considerados os ativadores de IIoT e da Indústria 4.0. Faça o download gratuito agora mesmo!