Multifunctional.
Modular.

Identifies, positions and measures―with 5 megapixels and at the same time

Sensor de visão universal VOS 2-D

O abrangente conjunto de ferramentas de visão integrada dos dispositivos VOS pode ser combinado de forma flexível para que as mais diversas tarefas de automação no campo de visão 2-D possam ser resolvidas com apenas um sensor. Devido às opções de configuração individuais e aos métodos de avaliação, os sensores de visão 2-D universalmente aplicáveis da série VOS podem ser integrados em vários aplicativos que geralmente exigem um sistema de visão complexo, sem a necessidade de software adicional:

  • Posicionamento e orientação de objetos
  • Detecção e correspondência de recursos
  • Medição óptica
  • Reconhecimento de texto (OCR)
  • Leitura dos códigos 1-D e 2-D

Os sensores de visão baseados em câmera combinam um chip de captura de imagem, lentes ajustáveis, sistema de iluminação, avaliação integrada, saídas digitais e interfaces de comunicação em um invólucro compacto. Seja na construção de máquinas e instalações, na tecnologia de transportadores ou no setor de embalagens, os avançados sensores VOS fornecem resultados de medição rápidos e confiáveis de forma consistente e permitem o controle e a inspeção precisos da qualidade.

Saiba mais sobre suas opções de configuração e configure um sensor de visão que se adapte perfeitamente à sua aplicação específica!

Aplicativos e áreas de uso

Com versatilidade e flexibilidade de uso, os sensores de visão universais VOS 2-D dominam inúmeras tarefas de identificação e inspeção no campo da visão industrial:

Processamento de imagens 2-D nos eixos X e Y  Avaliação de imagem de área bidimensional
Processamento de imagens 2-D nos eixos X e Y
Avaliação de imagem de área bidimensional
Verificação de presença   Verificação da presença de objetos
Verificação de presença 
Verificação da presença de objetos
Verificação de integridade  Verificação do número correto de objetos
Verificação de integridade
Verificação do número correto de objetos
Detecção de forma  Correspondência de forma com perfil ou contorno de referência
Detecção de forma
Correspondência de forma com perfil ou contorno de referência
Detecção de cores  Classificação de objetos e ambientes de acordo com as classes de cores e esquemas de cores
Detecção de cores
Classificação de objetos e ambientes de acordo com as classes de cores e esquemas de cores
Posicionamento   Verificação de posição de objetos e geração dos dados da posição
Posicionamento
Verificação de posição de objetos e geração dos dados da posição
Monitoramento de espaço  Monitoramento de áreas
Monitoramento de espaço
Monitoramento de áreas
Medição  Dimensionamento de objetos e geração de dados da medição
Medição
Dimensionamento de objetos e geração de dados da medição
Leitura de código  Leitura de todos os códigos 1-D e 2-D comuns, bem como de uma variedade de simbologias de código comuns
Leitura de código
Leitura de todos os códigos 1-D e 2-D comuns, bem como de uma variedade de simbologias de código comuns
Leitura OCR  Conversão de texto impresso em caracteres legíveis por máquina
Leitura OCR
Conversão de texto impresso em caracteres legíveis por máquina
Aplicações combinadas  Combinação de várias ferramentas de visão para executar tarefas diferentes simultaneamente
Aplicações combinadas
Combinação de várias ferramentas de visão para executar tarefas diferentes simultaneamente

Benefícios

Conjunto de ferramentas de visão com alta flexibilidade

Conjunto de ferramentas de visão com alta flexibilidade

Esses sensores oferecem um amplo conjunto de ferramentas de visão que podem ser combinadas de forma flexível em uma única câmera, sem custos adicionais de licenciamento. É possível combinar cada ferramenta de visão com uma ou mais tarefas, conforme os requisitos da aplicação. Assim, os sensores VOS também são ideais para tarefas de detecção particularmente complexas sem um sistema de visão.
Portfólio de câmeras modulares

Portfólio de câmeras modulares

O hardware da série VOS consiste em um portfólio de câmeras modulares com conexões padronizadas. O sensor, a iluminação e a lente podem ser combinados individualmente, dependendo da aplicação. A Pepperl+Fuchs oferece modelos básicos com iluminação integrada, ou opções de montagem C com iluminação externa.
Avaliação da ferramenta de visão integrada ao sensor

Avaliação da ferramenta de visão integrada ao sensor

A avaliação integrada ao sensor garante fácil integração e saída de dados definida pelo usuário. Ao contrário dos sistemas de visão clássicos baseados em PC, não é necessário qualquer processamento de imagem adicional em um PC externo para o processamento de dados. Os sensores VOS possibilitam a realização de diagnósticos simples e rápidos e fornecem dados de medição confiáveis.
Interface gráfica do usuário

Interface gráfica do usuário

Os dispositivos VOS têm IU gráfica para facilitar o comissionamento e a parametrização dos sensores. Parametrização fácil de até 32 tarefas em um dispositivo. Assim, um sensor também pode realizar várias tarefas de detecção simultâneas. As câmeras conseguem alternar dinamicamente entre os trabalhos, salvar, duplicar e transferir trabalhos para outros dispositivos.
Sensores
Lentes industriais
Capa Protetora
Iluminação
Sensores
A Pepperl+Fuchs oferece dispositivos da série VOS em diversas opções para atender a uma ampla gama de requisitos de aplicação. Nas câmeras compactas da série VOS1000 e VOS2000, tanto a iluminação quanto as lentes são integradas. Com resoluções de 640 × 480 px (VOS1000) e de 280 × 960 px (VOS2000), as câmeras são adequadas não somente para aplicações padrão, como também para tarefas de visão mais complexas.

Para tarefas particularmente desafiadoras, os sensores VOS2000 e VOS5000 são adequados como opções de montagem em C. A iluminação externa pode ser conectada por meio de uma saída de pulso, e o sensor pode ser equipado com a lente apropriada. Portanto, os sensores de visão são ideais para tarefas de medição com cenários de iluminação complexos e distâncias maiores, enquanto oferecem precisão ainda maior.

Ver câmeras

Modularidade e flexibilidade

Essas ferramentas são flexíveis e modulares. A série de sensores de visão universais VOS 2-D oferece um portfólio completo que consiste em sensor, lente, iluminação e tampa protetora, que podem ser combinados de forma flexível, dependendo dos requisitos da sua aplicação. Saiba mais sobre os diferentes modelos e sobre como você pode combinar os componentes para que atendam à sua tarefa de visão específica.





Conexão flexível com o sistema de controle e o PC

Conexão flexível com o sistema de controle e o PC

Os dispositivos da série VOS têm saídas de sinal livremente programáveis e opticamente desacopladas, para facilitar a sinalização dos resultados de medição aprovada/reprovada de um trabalho. As entradas de sinal livremente parametrizáveis podem ser utilizadas como acionadores ou para a troca de trabalhos.

Além disso, comandos de controle específicos, como troca de trabalhos, teach-in ou comandos de acionamento, podem ser enviados para a câmera usando quaisquer interfaces comuns baseadas em Ethernet, como TCP/IP, PROFINET e Ethernet/IP. Os dados detalhados de medição podem então ser transferidos para seu controlador ou PC. O formato da saída de dados pode ser adaptado individualmente ao sistema.

Software e interfaces

Conjunto de ferramentas integrado para tarefas complexas de visão 2-D

Conjunto de ferramentas integrado para tarefas complexas de visão 2-D

O software integrado sem licença da série VOS inclui um abrangente conjunto de ferramentas de visão para configurar e qualificar aplicações de visão. Esse conjunto de ferramentas permite a parametrização gráfica com base em uma imagem de referência. As ferramentas disponíveis no software da câmera para diferentes aplicações podem ser selecionadas e combinadas para criar uma ou várias tarefas de medição. O sensor pode alternar dinamicamente entre até 32 trabalhos. Graças à interface de usuário intuitiva, a substituição do sensor, o comissionamento e o gerenciamento de trabalhos podem ser realizados de forma rápida e fácil.

Além do monitor de parametrização, está disponível também um monitor da aplicação que exibe a imagem da situação e o resultado da medição, também por acesso remoto. Os processos podem ser monitorados remotamente em tempo real ou analisados por meio do histórico. A câmera armazena temporariamente processos e imagens de erro ou os transfere automaticamente.

Ferramentas de visão

Posicionamento e orientação

Posicionamento e orientação

Na produção automotiva, as rodas são geralmente montadas nos veículos de maneira totalmente automática. Um braço robótico monta os diferentes tipos de aros nos cubos da roda. Nessa aplicação, o sensor de visão VOS determina a posição exata do aro em relação ao cubo da roda. Uma ferramenta de visão pré-instalada informa ao robô a orientação e a posição do círculo do parafuso do aro em um plano 2-D. Novos tipos de aro podem ser aprendidos por meio de teach-in.





Detecção e adequação

Detecção e calibração

Nas instalações de envase, os frascos são automaticamente preenchidos, rotulados e tampados. O processo está suscetível a erros, como o desalinhamento dos rótulos ou o encaixe torto das tampas. Os frascos afetados por erro precisam ser separados e removidos com muita rapidez de movimento. Para esses casos, o sensor de visão VOS oferece uma ferramenta de visão que garante controle de qualidade perfeito, com uma alta taxa de medição: O sensor verifica simultaneamente a posição do rótulo e da tampa. O princípio de obturador global do sensor garante uma imagem sem distorção. Além disso, um acionador de hardware, como uma barreira de luz, permite o controle de tempo preciso da captura da imagem.

Identificação e reconhecimento de texto (OCR)

Identificação e reconhecimento de texto (OCR)

Na indústria automotiva, os códigos e a marcação direta de peças permitem o controle de qualidade e a total rastreabilidade de componentes relevantes à segurança. Em superfícies de metal, a iluminação pode causar reflexos fortes. Fontes de luz adicionais e luz ambiente flutuante podem afetar negativamente os resultados da medição. Portanto, as ferramentas especiais de visão dos sensores de visão universais VOS 2-D garantem que as marcações com diferentes fontes e simbologias de código sejam detectadas e lidas de forma confiável. Com sua ampla gama de iluminação, os sensores leem com confiança códigos marcados diretamente, até mesmo em condições difíceis e em distâncias de medição maiores.

Calibração óptica

Calibração óptica

Durante a inspeção final dos componentes de alta qualidade ou essenciais para a segurança, pequenos desvios podem levar a vibrações, danos ou situações perigosas. Com a ferramenta de visão VOS para medição óptica, são medidos diâmetros circulares, dimensões lineares e formas complexas. Os valores podem ser enviados para o sistema de controle de nível superior ou usados diretamente como um sinal de alternância aprovado/reprovado. As unidades de comprimento são convertidas automaticamente em um valor de comprimento métrico após uma calibração no plano 2-D. Além disso, um padrão quadriculado de calibração permite a correção precisa da distorção da lente.

Exemplos de aplicações

Posicionamento preciso dos módulos da bateria
Posicionamento preciso dos módulos da bateria

Na produção de baterias, os módulos individuais são pegos por robôs e colocados em baterias. Para isso, o robô precisa saber exatamente para onde se direcionar. O sensor de visão universal VOS 2-D usa uma ferramenta de visão armazenada para calcular a posição exata dos módulos, para depois enviar os dados ao robô. A saída de dados formatada de maneira flexível permite uma conexão simples com o controlador do robô. Isso permite que o braço do robô segure os módulos da bateria com precisão.


Posicionamento
Combinação automatizada de rótulos

Para garantir o máximo de transparência e controle de qualidade, o sensor de visão universal VOS 2-D verifica as etiquetas e confere se a impressão está completa. A câmera lê automaticamente o conteúdo de um código DataMatrix bidimensional, verifica-o e compara-o com a impressão real usando uma ferramenta de leitura de texto (OCR). O resultado da medição e os dados da imagem para documentação ficam disponíveis para um sistema de controle de nível superior.

Desafie-nos!

Procurando por uma solução de processamento de imagem com o sensor de visão universal VOS 2-D? Ao lado dos nossos parceiros de integração, projetamos sua solução específica de visão de máquina. Entre em contato conosco!