A Camada física avançada de Ethernet

A chave para uma digitalização bem-sucedida no campo das indústrias de processos

 

Ethernet-APL – A digitalização chega ao campo no setor de processo

A Indústria 4.0 e a Internet Industrial das Coisas já são padrões do setor de fabricação há anos. Na indústria de processos, ainda não havia um padrão de rede capaz de transferir rapidamente grandes quantidades de dados do nível de campo para o nível de informações dentro da arquitetura da Indústria 4.0.

Com a camada física avançada de Ethernet, ou Ethernet-APL, a Pepperl+Fuchs e outras empresas estão definindo um marco importante: É a tecnologia principal e a única forma de levar a digitalização para todos os cantos do campo nas instalações de processo. O Ethernet-APL inclui cabos longos, interoperabilidade e proteção contra explosão, permitindo uma comunicação contínua e transparente em todos os níveis de hierarquia. Saiba mais sobre a tecnologia pioneira que está abrindo caminho para aplicações exigentes em IoT no setor de processos.

Já disponível: O interruptor Ethernet-APL de campo em trilho para montagem em trilho DIN, a mais recente inovação do FieldConnex® e o primeiro interruptor em automação de processos a conectar tecnologia de comunicação comum com Ethernet-APL.

Quer saber mais? Nossos especialistas em Ethernet-APL têm o prazer de apresentar a tecnologia do futuro e discutir os próximos passos com você. Basta entrar em contato

Destaques - Por que Ethernet-APL?

Atende a todos os requisitos centrais das instalações de processo
Pela primeira vez: tecnologia Ethernet moderna que pode ser aplicada em áreas perigosas
Projetado para segurança intrínseca
Modernização eficiente da instalação
Altas taxas de transferência
Alto grau de interoperabilidade

Benefícios

Comunicação Eficiente em Todos os Níveis

Comunicação Eficiente em Todos os Níveis

O Ethernet-APL permite a conexão direta de dispositivos de campo com sistemas de nível superior, permitindo uma infraestrutura de comunicação uniforme em todos os níveis de gerenciamento de processos. Em 10 Mbit/s, uma grande quantidade de dados é transmitida por longos intervalos, pelo menos, 300 vezes mais rápido do que com as tecnologias convencionais, como o HART ou o fieldbus.
Maior Disponibilidade da Instalação

Maior Disponibilidade da Instalação

Além dos valores dos processos, os dispositivos de campo modernos fornecem dados adicionais valiosos. Com o Ethernet-APL, os operadores podem aproveitar os dispositivos ao máximo e em tempo real, monitorar centralmente o status de seus componentes e identificar requisitos de manutenção de maneira preventiva. Isso evita tempo de inatividade não planejado e aumenta a disponibilidade da instalação.
Modernização Simples e com Excelente Relação Custo-Benefício

Modernização Simples e com Excelente Relação Custo-Benefício

A Ethernet-APL aceita a tecnologia de tronco e spur estabelecida no setor de processos e é aplicável a qualquer protocolo Ethernet industrial, como Ethernet/IP, HART-IP e PROFINET. Simplificando a integração para engenheiros, projetistas e operadores, pois as instalações e infraestruturas existentes ainda podem ser usadas, e os investimentos são poupados.
Uso flexível em todo o mundo

Uso flexível em todo o mundo

Com base nos padrões IEEE e IEC já estabelecidos, a nova Ethernet de camada física avançada possibilita uma comunicação que pode ser certificada em todas as regiões do mundo. Além disso, o teste e a certificação de produtos garantem a interoperabilidade, de modo que até mesmo os dispositivos de diferentes fabricantes trabalhem perfeitamente em conjunto.

Moldando o futuro dos setores de processo: Noções básicas, terminologia, topologias

A camada física avançada Ethernet (Ethernet-APL) permite a mais rápida e mais eficiente comunicação de grandes quantidades de dados de áreas perigosas para a nuvem. Saiba o que significa Ethernet-APL e quais aspectos precisam ser padronizados para que se possa obter a definição completa de uma camada física.

O Ethernet-APL inclui cabos longos, interoperabilidade e proteção contra explosão, permitindo uma comunicação contínua e transparente em todos os níveis de hierarquia. Confira o que essa tecnologia altamente inovadora consegue fazer... 

A Camada Física Avançada Ethernet se adapta a qualquer instalação de processo, pois sua arquitetura de instalação oferece flexibilidade e proteção contra explosão para todos os tipos de áreas perigosas. O vídeo ilustra topologias típicas para a automação de processos...

Como obter segurança intrínseca com Ethernet-APL

Veja este vídeo para saber como é fácil obter segurança intrínseca com Ethernet-APL. O Ethernet-APL utiliza o mesmo conceito FISCO já conhecido, mas permite maior desempenho e maiores distâncias entre o interruptor e o dispositivo de campo. Para a verificação da segurança intrínseca, um capítulo adicional foi incluído na conhecida norma IEC (IEC 60079). Esse conceito de segurança intrínseca das conexões Ethernet APL é chamado de 2-WISE para Ethernet intrinsecamente segura de dois fios.

Assim, o 2-WISE não é algo completamente novo. A maioria dos usuários que hoje tem que usar o conceito de entidade para comprovar a segurança intrínseca da tecnologia de dispositivos com sinais analógicos será liberada ao usar o APL Ethernet.

 

Segurança intrínseca sem cálculos

Segurança intrínseca sem cálculos

Para simplificar o processo de teste para a validação da segurança intrínseca dos dispositivos e dos cabos Ethernet APL dentro dos segmentos APL, um novo conceito de sistema foi padronizado na IEC TS 60070-47 (2-WISE). Ele especifica limites universais para definir a segurança intrínseca em circuitos APL.

O fabricante de um dispositivo de campo compatível com Ethernet-APL garante a conformidade com os valores-limite exigidos pelo 2-WISE. É feita uma distinção não só entre zonas diferentes, mas também entre divisões. O usuário deve selecionar os dispositivos de acordo com a zona desejada, garantir um cabo adequado e documentar a instalação. Portanto, cálculos próprios demorados não são mais necessários. 

Operar todas as gerações de dispositivos de campo

O interruptor de campo Field Connex® Ethernet - APL oferece uma função dupla para instrumentos PROFIBUS PA. Além do Ethernet-APL , ele reconhece automaticamente o protocolo fieldbus PA Profibus e mapeia os dados dos instrumentos até o PROFINET para a tecnologia de controle. Essa função é definida como "Proxy" nos padrões para Profinet e Profibus. O elemento mais importante dessa tecnologia é que essa transferência é feita para todos os protocolos e dispositivos comumente encontrados na estação de engenharia e é muito clara para planejadores e operadores. 
A integração perfeita do dispositivo na estação de controle e no sistema de engenharia é obtida através do perfil PA, que é padronizado para Profibus e Profinet. Ele define os valores medidos, os parâmetros de configuração e as mensagens coletivas dos mesmos dispositivos de campo, incluindo de fabricantes diferentes. Também poupa esforços durante a engenharia de um grande número de medições e substituições de dispositivos.

Grande variedade com a série SR

Ethernet-APL no compartimento SR

Projetada para uso em áreas perigosas e ambientes adversos, a série SR oferece variados tamanhos e dimensões para uma variedade de aplicações Ethernet-APL diferentes. Qualquer acessório, como placas de flange, dobradiças, suportes de montagem ou segurança da tampa, pode ser integrado de acordo com as especificações do cliente. Os invólucros SR são fabricados em aço inoxidável AISI 316L escovado, e todas as fixações são fabricadas em aço inoxidável de classe A4 como padrão para fornecer excelente acabamento e resistência à corrosão.

Solução econômica: Invólucros GR

Ethernet-APL no compartimento GR

A série de invólucros GR é composta por poliéster reforçado com fibra de vidro e carga de carbono com parafusos de cobertura em aço inoxidável. A série de gabinetes oferece uma solução antiestática, com estabilização UV e resistência a corrosão. Muitos atributos simplificam a instalação e o manuseio, como pontos de alavancagem exclusivos para abertura, uma gaxeta com espuma para IP66 e proteção especial para a borda de vedação. Com um intervalo de temperatura operacional maior chegando a até -60 °C, a série GR de invólucros pode ser uma escolha com custo-benefício ideal para várias instalações que, de outra forma, exigiriam invólucros de aço inoxidável.

Entre em Contato

Você tem alguma dúvida sobre a camada física avançada (Ethernet-APL) ou deseja receber mais informações? Estamos prontos para ajudar você! Basta preencher o formulário e enviar sua mensagem.