Transformando Ideias em Soluções:

Sensorik4.0®

Sensores Industriais para Aplicações da Indústria 4.0

Sensorik4.0® - Transformando Ideias em Soluções

Produtos Inteligentes

Produtos Inteligentes

A Indústria 4.0 permite a troca de dados pela Internet entre produtos. Os processos podem ser otimizados usando dados de condição, posição, e disponibilidade enquanto economizam recursos. Obter informações no lugar e no momento certo é a chave para um futuro de sucesso de uma empresa.
Sensores Inteligentes

Sensores Inteligentes

Os sensores são os olhos e os ouvidos de máquinas e fábricas. Eles precisam monitorar com precisão os processos de produção. Para cumprir essa tarefa, os sensores se adaptam com flexibilidade ao processo e ambiente enquanto comunicam rapidamente dados funcionais para a unidade de processamento. Para a Pepperl+Fuchs, isso é a "Sensorik4.0®".
Dados Inteligentes

Dados Inteligentes

Para avaliar os processos de produção, a informação correta é filtrada a partir de dados disponíveis do sensor. Isso é possível por meio da conexão de dados diversificados de diferentes plataformas de software. A análise e visualização de dados adequadas permitem a otimização aprofundada dos processos em máquinas.
Processos Inteligentes

Processos Inteligentes

Conectar dados de planejamento digital com informações de status de objetos reais, máquinas e fábricas permite a automação de tarefas complexas. A manutenção preditiva e os processos de fornecimento são implementados com o mínimo de intervenção humana. Isso poupa recursos e libera capacidades valiosas que são mais bem aproveitadas em novas ideias e inovações.

A Indústria 4.0 e as Soluções Completas da Pepperl+Fuchs






Sensorik4.0 da Pepperl+Fuchs



Os dados coletados pelo sensores e atuadores criam a base para redes amplas de máquinas e outros objetos. Para usufruirmos de todo o potencial da "Internet das Coisas", são necessárias soluções inovadoras e modernas que tiram proveito da capacidade de comunicação dos sensores industriais.

Para demonstrar as nossas "Soluções Completas", a Pepperl+Fuchs trouxe exemplos de cenários da Indústria 4.0 para as feiras de negócios: dados referente a status e processos que partem dos sensores e atuadores são acessíveis em sistemas de TI internos ou externos. Usando esses dados junto aos sistemas de TI é possível obter funções de visualização, procedimentos de otimização e manutenção preventiva.

Saiba mais sobre as soluções desenvolvidas em parceria com empresas de TI, suas vantagens exclusivas e os aprimoramentos que elas oferecem para o futuro.




Neoception GmbH - a nova subsidiária da Pepperl+Fuchs

Pense digital, agregue valor

Neoception GmbH - a nova subsidiária da Pepperl+Fuchs

A Neoception GmbH é uma nova parceira no caminho para a digitalização. Desde a conexão de seus produtos ou fábricas com serviços de dados centralizados até o desenvolvimento de modelos de negócios totalmente novos para sua empresa, estamos aqui para dar orientação e suporte. 

Com consultoria individual, serviços de engenharia flexíveis e total competência com o Sensorik4.0® da Pepperl+Fuchs, nós cuidamos da implementação, operação e manutenção de todos os serviços de TI necessários. Nosso objetivo é sempre criar o maior valor possível para você e seus clientes.

Para dar vida ao seu aplicativo, fazemos uso de nossa ampla rede de parceiros de negócios. Essa rede permite que nós encontremos a plataforma que melhor se ajusta a sua aplicação afim de agregar valor imediatamente.

A Neoception é o seu parceiro ideal para serviços digitais de valor agregado dentro do grupo da Pepperl+Fuchs.

 

Dados de sensor como serviço

A rede consistente de um processo de produção para a Indústria 4.0 requer um aplicativo abrangente de sensores que usam vários princípios funcionais. Sensores fotoelétricos, sensores ultrassônicos ou sistemas RFID e de posicionamento podem ser aplicados. Tornar essas informações disponíveis na Internet significa "Dados de sensor como serviço".

Os aplicativos da Necoeption formam a base para a transmissão de dados de processo a partir de sensores do setor. Operados em gateways padrão, eles são os adaptadores de software que permitem a conexão do hardware do sensor com diferentes plataformas na nuvem. Isso permite fácil acesso à Internet das Coisas.

Sensorik4.0®: Preparando o Caminho para a Indústria 4.0

A Pepperl+Fuchs entende que o Sensorik4.0® é pioneiro na quarta revolução industrial: ele fornece os dados necessários. Um bom exemplo do Sensorik4.0® é o sensor fotoelétrico R100—este sensor inteligente é usado na fábrica da Pepperl+Fuchs em Berlim (Alemanha). Devido à sua interface IO-Link, o R100 permite a comunicação até o nível do sensor, o que resulta em uma instalação totalmente conectada.

PickFinder

Determinados cenários da Indústria 4.0 exigem uma diferenciação de objetos tão precisa que os sensores convencionais não estão aptos para tal tarefa. A subsidiária da Pepperl+Fuchs TVM Bildverarbeitungssysteme GmbH demonstra como esses aplicativos são resolvidos com o estabelecimento de detecção e segmentação de objetos inteligentes.

Como exemplo, o "PickFinder" manuseia pequenos tabletes de chocolate. O chocolate tem cores e formas diferentes que tornam a separação e a extração da tigela um problema insuperável para soluções comuns. Uma combinação de software e sensores precisos de visão com um Robô universal cria uma demonstração impressionante da colaboração humano-robô, proporcionando uma visão do futuro da fabricação.

Sensor Ultrassônico Sem Fio

Seja para a detecção de líquidos ou para materiais em massa em tanques ou silos: a medição do nível de enchimento está entre as tarefas mais comuns na tecnologia de automação. A remodelagem inteligente desses aplicativos para a Indústria 4.0 cria vantagens inéditas.

Um sensor ultrassônico alimentado por uma bateria de longa duração da Pepperl+Fuchs faz a transmissão sem fio dos dados de nível de enchimento a partir de contêineres diferentes via redes móveis para uma nuvem da Neoception. Os dados são armazenados na nuvem para interpretação independente de local no aplicativo Connected Goods da SAP. Como resultado, os pontos de medição distantes podem ser monitorados e correlacionados uns com os outros para se obter a otimização dos processos de produção e logística.

IoT para Automação de Processos

Em plantas de processo, os dispositivos de campo produzem uma infinidade de dados adicionais, por exemplo, sobre condição e ambiente. Mas esses dados já são praticamente inutilizados uma vez que não foram transferidos ao nível de controle. Em conjunto com quatro empresas parceiras, a Pepperl+Fuchs desenvolveu uma solução.

Usando o adaptador WirelessHART BULLET, agora é possível transferir os dados por meio de um gateway diretamente para a nuvem, onde são disponibilizados de forma centralizada. Isso permite uma monitorização contínua dos dispositivos de campo, e os requisitos de manutenção podem ser identificados e planejados em tempo hábil.

Ethernet para Automação de Processos

A Pepperl+Fuchs e várias empresas estão desenvolvendo a nova "Camada Física Avançada" (APL), que permite uma comunicação Ethernet abrangente na automação de processos. Por meio de cabos de dois fios, os dispositivos de campo são conectados diretamente ao Ethernet - os gateways não são mais necessários.

Com 10 Mbit/s, esta conexão Ethernet direta é quase 10.000 vezes mais rápida do que o HART. Assim, os dados podem ser transferidos e disponibilizados com muito mais rapidez. A riqueza de informações fornecida por sensores modernos e dispositivos de campo pode ser usada na Indústria 4.0 dentro da automação de processos.

Monitoramento Avançado de Máquinas

Este aplicativo, desenvolvido pela Cluetec, uma empresa de automação de sistemas e a Pepperl+Fuchs, demonstra uma plataforma de transmissão de dados de sensor. A vantagem de plataformas desse tipo está no processamento e avaliação diretos do fluxo de dados do sensor. Se houver um desvio do valor esperado, as plataformas geram uma mensagem de aviso e, portanto, podem solicitar ajuda de forma independente para verificar o sistema técnico.

Isso é visualizado na exibição por meio da monitorização do eixo linear mecânico. Se um cenário de falha ocorrer, ele será reconhecido pela plataforma de dados do sensor e um evento correspondente será gerado. Por exemplo, uma mensagem será enviada a um técnico.

Download do Whitepaper

Administração Automática de Ativos

Além dos dados de processo, os componentes de automação que se comunicam digitalmente fornecem uma variedade de informações extras que raramente são avaliadas por um controle de máquinas tradicional. Com o uso de um gateway para acessar componentes de automação no nível mais baixo e uma plataforma de dados para gerenciar os dados de tipo e de instância, essas informações adicionais por si só oferecem benefícios importantes para uma operação segura de máquinas e fábricas.

Em cooperação com nossos parceiros Hilscher Gesellschaft für Systemautomation mbH e SAP SE, nós usamos um demonstrador que visualiza os benefícios de gerenciar os dados do componente de maneira centralizada em uma plataforma de dados. Para isso, uma função de automação simples é visualizada usando a Asset Intelligent Network (AIN).

Download do Whitepaper

Verificação na Nuvem

Sistemas de sensoreamento baseados na nuvem são inerentemente benéficos sempre que ocorre a coleta e o processamento de dados a partir de sistemas de produção especificamente remotos. Esse tipo de verificação demonstra que um típico aplicativo do tipo just-in-time no qual os componentes semi-acabados são testados pelo fornecedor de componentes de forma que o de processamento final torna-se mais eficiente.

Durante a montagem da lâmpada no transportador, um sensor ultrassônico industrial verifica o tipo de lâmpada. Em seguida, usando a tecnologia SmartBridge da Pepperl+Fuchs, um processo de produção é acionado na Nuvem SAP e enviado diretamente para a Rede.

Download do Whitepaper

Operação do Sensor com Base na Nuvem

O controle de nível de gerenciamento é uma aplicação comum em vários setores. No entanto, máquinas menores, como elementos de unidades de produção independentes, geralmente são afetadas por procedimentos ineficientes de monitorização e reabastecimento. A combinação dos sensores da Pepperl+Fuchs com a nuvem oferece uma solução que solidifica o planejamento econômico e o gerenciamento totalmente otimizado da cadeia de fornecimento.

Usando a SmartBridge®, os dados do sensor são enviados para a nuvem em tempo real, onde os dados são visualizados e disponibilizados para outros dispositivos e serviços. Para demonstrar isso, um serviço sob demanda usa os dados do sensor para enviar uma mensagem de texto para a pessoa responsável assim que um nível de enchimento é atingido.

Download do Whitepaper

Verificação da Consistência Dimensional

Ao combinar dados de diversos sensores individuais, a análise tridimensional de grandes peças de máquinas é realizada rapidamente e com uma precisão excepcional. As medidas reais são comparadas imediatamente com os dados virtuais. Isso atende os requisitos da Indústria 4.0 para fornecer dados digitalizados de todas as fazes do ciclo de vida de um produto.

Com a parceria da nossa subsidiária VMT, a Pepperl+Fuchs desenvolveu um aplicativo para o processo de montagem de motores automotivos. Diversos sensores SpinScan avaliam a fundição do motor em relação a um bloco em vários pontos críticos e correlacionam essas dimensões com as respectivas coordenadas do CAD. Essa avaliação acontece de modo que seja possível detectar desvios antes que o processo de fundição seja iniciado.

Download do Whitepaper

Eficácia Comprovada do Equipamento

Em cooperação com o Software AG e Conectividade TE, a Pepperl+Fuchs desenvolveu um exemplo do aplicação mostrando como a disponibilidade de linhas de produção e os processos de fabricação podem ser consideravelmente melhorados por meio de sistemas de TI. Neste cenário, dois pré-processos de fabricação passam seus intermediários para o processo alvo no tempo adequado.

Isso requer apenas um pequeno número de componentes industriais em rede (por exemplo, o SmartBridge). Além disso, com pouco esforço, esses componentes podem ser integrados em aplicativos existentes. Aqui, eles geram dados adicionais do processo, permitindo que o sistema de TI obtenha benefícios complementares. Esses benefícios podem variar desde uma simples otimização dos processos até a monitorização de condições.

Download do Whitepaper