Desbloqueando valor agregado.
Descobrindo a flexibilidade. 
Possibilitando a Indústria 4.0.

Sensores e sistemas com IO-Link

IO-Link: A tecnologia de comunicação inteligente

A primeira tecnologia de IO padronizada internacionalmente, o IO-Link permite uma comunicação bidirecional consistente entre o sistema de controle e o nível mais baixo do sensor/atuador por meio de um cabo de três núcleos padrão sem blindagem, tanto para sensores IO-Link inteligentes quanto para sensores padrão. Com essa interface preparada para o futuro, os usuários podem executar diagnósticos abrangentes ou configurar dispositivos IO-Link durante a operação. A Pepperl+Fuchs oferece uma solução de sistema IO-Link de ponta a ponta, que inclui uma variedade de sensores IO-Link e infraestrutura.

Prepare sua instalação para o futuro. Beneficie-se dos custos operacionais reduzidos e da troca transparente de dados até o nível do campo.

Você sabia que...

…A comunicação via IO-Link não tem interferência?
…O IO-Link não requer cabos blindados?
…O IO-Link pode transmitir até 32 bytes em um ciclo?
…O IO-Link pode ser integrado a sistemas de comunicação existentes, como barramento de campo e sistemas baseados em Ethernet?
…O IO-Link impede a substituição incorreta do dispositivo devido à identificação exata dentro do mestre IO-Link?

Benefícios

Interface padronizada internacionalmente

Uma interface aberta internacionalmente padronizada e de vários fornecedores, o IO-Link é parte integrante das soluções Sensorik4.0 da Pepperl+Fuchs. Atende à normativa IEC 61131-9 e é compatível com qualquer barramento de campo do mercado. Os perfis de sensor inteligente padronizados simplificam a manutenção e o comissionamento, independentemente do fabricante ou da tecnologia de detecção.

Maior eficiência e redução sustentável de custos

O IO-Link possui operação fácil e uma gama reduzida de interfaces! Um cabo blindado de três núcleos permite uma conexão de até 20 metros entre o dispositivo e o mestre IO-Link. 

IO-Link minimiza o tempo de inatividade

Os dispositivos IO-Link são fáceis de configurar por meio do sistema de controle, identificar por meio da função de localização e manter conforme necessário. Esse valor agregado reduz o tempo de inatividade ao mínimo. Devido à função de armazenamento de dados integrado, os usuários se beneficiam do aumento da disponibilidade da fábrica, pois a substituição do sensor pode ser realizada durante a operação.

Transparência até o nível de campo mais baixo

A transparência permite a identificação confiável do sensor e o acesso a todos os dados do processo, dados de diagnóstico e informações do dispositivo até o nível do sensor/atuador. Isso leva a uma probabilidade reduzida de falha ao otimizar o planejamento de manutenção.

Recursos do IO-Link

A função de armazenamento de dados simplifica a substituição do sensor durante a operação
Como todos os dispositivos IO-Link versão 1.1 apresentam uma função de armazenamento de dados, a substituição do sensor é especialmente conveniente. Os parâmetros do dispositivo específicos do processo são salvos dentro do dispositivo e do mestre IO-Link, possibilitando a substituição dos sensores durante a operação sem necessidade de nova parametrização.
A função de localização confiável simplifica a manutenção
Caso um sensor precise de manutenção ou seja substituído, a função de localização integrada pode identificar um sensor entre muitos na fábrica. Com a ajuda de um parâmetro de sensor específico, o sistema de controle aborda o sensor que precisa ser localizado, onde o sensor é identificado por meio de uma luz LED. Uma maior transparência da instalação até mesmo no sensor leva ao aumento do desempenho do processo.
Uma variedade de opções de diagnóstico permite manutenção eficiente
Os indicadores de temperatura e os contadores de horas são algumas das funções de diagnóstico que garantem o monitoramento confiável das condições e a manutenção planejada. Os códigos de eventos específicos do fabricante são informativos para diagnósticos específicos do produto, como lentes sujas em sensores fotoelétricos.
Interface preparada para o futuro para aplicações Sensorik4.0®
Os dados abrangentes do sensor que fornecem as informações necessárias para novas aplicações são a base para cada aplicação da Indústria 4.0. Uma tecnologia de comunicação entre fornecedores, o IO-Link tornou-se padrão em diversas aplicações nos últimos anos. Ela também é vista como a base para a disponibilidade global de dados e informações necessárias para a Indústria 4.0. Com a ajuda do IO-Link, até mesmo os sensores e atuadores mais simples podem fornecer valores de processo, identificação e dados de diagnóstico em toda a estrutura de ativos.

Uma solução IO-Link completa de uma única fonte

Parametrização, Comissionamento, Manutenção: como isso realmente funciona?

A configuração e a integração do IO-Link ficam fáceis com arquivos de descrição de dispositivo uniformes, Descrições de dispositivos IO (IODDs) padronizadas e configuração de parâmetros com a ajuda das ferramentas de software. Com uma nova transparência até o nível de campo, os usuários podem executar a configuração abrangente de parâmetros e usar os recursos de diagnóstico do dispositivo, a base para a manutenção preditiva.

Módulos IO Ethernet da Pepperl+Fuchs

Parametrização offline
Parametrização online
PACTware

PACTware para parametrização offline de dispositivos IO-Link

Com a ajuda do software de operação de vários fornecedores e vários barramentos de campo PACTware, fica fácil configurar e operar os sensores. Além da Descrição do dispositivo IO prontamente disponível, os DTMs específicos do dispositivo (gerenciadores de tipo de dispositivo) estão disponíveis para sensores IO-Link. Eles permitem a operação conveniente do sensor por meio de uma interface gráfica do utilizador.

O padrão para a tecnologia preparada para o futuro

Substituição e manutenção simplificadas do dispositivo


Detectar quais dispositivos precisam de manutenção pode ser difícil em aplicações com muitos sensores semelhantes, como em sistemas de transportadores. A função de localização pode ser ativada para localizar o sensor de forma rápida e fácil com a ajuda de uma luz LED. Quando o dispositivo que precisa de manutenção for localizado, a função de armazenamento de dados integrado torna possível substituir os sensores durante a operação sem necessidade de nova parametrização. Isso reduz significativamente o tempo de inatividade da instalação.

Perfis de sensor inteligentes: o próximo passo para a padronização

Embora haja uma ampla variedade de sensores IO-Link disponíveis no momento, como os oferecidos pela Pepperl+Fuchs, eles compartilham muitas funcionalidades semelhantes.
Os perfis de sensores inteligentes unificam funções comuns, configurações e seus significados para que os sensores IO-Link sejam integrados de forma mais rápida e flexível do que nunca.

Produção no lote 1 – Parametrização durante a operação

As alterações de receita são geralmente necessárias quando diferentes produtos são feitos em uma linha de produção. Com a transferência simultânea de dados de processos e parâmetro, o IO-Link permite a redefinição da parametrização de sensores e atuadores durante a operação, estabelecendo a base para a produção no lote 1. Isso reduz o tempo de inatividade e os custos resultantes.

Entre em Contato

Quais vantagens o IO-Link oferece para minha instalação? Como posso incorporar a tecnologia ao meu sistema de comunicação existente? Teremos prazer em responder a essas e outras perguntas. Basta preencher nos enviar uma mensagem ou agendar uma consulta pessoal com um de nossos especialistas.