Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Detecção e fixação confiáveis das conexões da mangueira

A solução de RFID evita conexões incorretas e ausentes


Leitores e tags RFID monitoram mangueiras hidráulicas

A Aplicação

As mangueiras permitem uma conexão flexível, por exemplo, entre um tanque portátil e um tanque fixo. Eles são usados regularmente para transportar substâncias líquidas em instalações de processamento para as indústrias química e farmacêutica, e para a indústria de alimentos e bebidas. Para assegurar a integridade e a segurança dos processos e para garantir a qualidade, é essencial que as mangueiras conectem apenas os pontos de extremidade pretendidos e que essa conexão seja confiável. Uma conexão incorreta ou não estabelecida pode resultar em problemas de segurança, tempo de paralisação da produção, necessidade de limpeza extensiva ou danos à instalação. Se o processo for comprometido devido a mangueiras conectadas incorretamente ou desconectadas, pode haver consequências dispendiosas.


O Objetivo

É essencial evitar conexões incorretas ou ausentes. Este objetivo requer a identificação confiável e automatizada das conexões de mangueira em seus pontos de extremidade. A intenção é garantir que as substâncias não possam ser alimentadas incorretamente ou liberadas acidentalmente. Ao encher os tanques, a conexão de uma mangueira com o meio de processo errado precisa ser detectada imediatamente para que um bloco apropriado possa ser acionado. A intenção também é evitar a ativação da bomba ou a inicialização do processo, se a conexão correta em ambas as extremidades de uma mangueira conectada não for garantida.


A solução

Cabeçote de leitura/gravação IQH1-18GM-V1
Cabeçote de leitura/gravação IQH1-18GM-V1

Os cabeçotes de leitura/gravação RFID são montados nos acoplamentos de mangueira. Cada extremidade da mangueira possui uma etiqueta de RFID. As etiquetas são gravadas com dados relacionados à identificação, como o número da mangueira. Com base nos sinais dos cabeçotes de leitura, o software de controle detecta se uma conexão correta desejada foi estabelecida com a mangueira. Se esse não for o caso, a mídia não será transportada ou o processo não será iniciado. A válvula correspondente será bloqueada se uma conexão incorreta for detectada. O enchimento acidental de tanques que já estão cheios é evitado ajustando os sinais RFID para a medição de nível. 


Cabeçote de leitura/gravação IQH1-30GM-Ex
Cabeçote de leitura/gravação IQH1-30GM-Ex

Características técnicas:
Cabeçote de leitura/gravação IQH1-18GM-V1

  • Design especialmente compacto

Cabeçote de leitura/gravação IQH1-30GM-Ex

  • Variante para uso em áreas classificadas

Etiqueta IQC21-12 ou IQC21-16

  • Design resistente
  • Pode ser montado de forma embutida em metal

Os Benefícios

Cabeçote de leitura/gravação RFID embutido no invólucro protetor de metal
Cabeçote de leitura/gravação RFID embutido no invólucro protetor de metal

Cabeçotes de leitura/gravação RFID pequenos e resistentes podem ser montados embutidos no invólucro protetor de metal do acoplamento da mangueira. Etiquetas resistentes e compactas também estão disponíveis para as extremidades da mangueira. Ambos os produtos estão disponíveis em versões resistentes a produtos químicos e os cabeçotes de leitura estão disponíveis com aprovação de proteção contra explosão. Juntamente com sua tarefa real, os dados de RFID podem ser usados para inventário, manutenção e manutenção preditiva. Os dados permitem que mangueiras individuais sejam especificamente inspecionadas de acordo com a frequência de uso. Uma mangueira danificada pode ser identificada como tal no banco de dados. Isso significa que ela é detectada e bloqueada em caso de uso acidental. 


Visão geral

  • Identificação automatizada de conexões de mangueira
  • Proteção da integridade do processo, prevenção de danos e custos consequenciais
  • Sistema resistente, com proteção contra explosão, se necessário
  • Componentes resistentes a produtos químicos disponíveis
  • Os dados podem ser usados para manutenção preditiva e de inventário

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Visite o RFID Hub

Visite nosso "RFID Hub" — uma página totalmente dedicada para esta tecnologia. Obtenha respostas para as perguntas mais frequentes e saiba mais sobre as aplicações típicas de RFID…