Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Proteção confiável contra pirataria para tambores de impressão

As etiquetas de RFID garantem a qualidade e o negócio seguro de peças sobressalentes


Ceramic tile manufacturing using RFID

A Aplicação

O processo de produção de ladrilhos de cerâmica é composto por estágios integrados. Durante uma dessas etapas do processo, os ladrilhos de cerâmica são impressos com diferentes designs. O sistema de controle de impressão monitora a produção das muitas vezes numerosas versões. A alta qualidade do produto final depende em grande parte dos tambores de impressão e rolamentos usados para o processo. Consequentemente, é de vital importância que os tambores de impressão originais fornecidos pelo fabricante sejam utilizados em caso de substituição. No entanto, várias falsificações e réplicas de baixa qualidade estão disponíveis no mercado, o que significa que há um risco de que tambores de impressão inferiores possam ser usados. 


O Objetivo

A alta qualidade consistente do produto das peças deve ser garantida durante todo o ciclo de vida da máquina. É crucial que as peças originais fornecidas pelo fabricante sejam usadas ao substituir os tambores de impressão. O uso de falsificações e réplicas baratas deve ser excluído. Além disso, deve-se garantir a disponibilidade irrestrita das máquinas, alta produtividade e a maior flexibilidade possível no processo de produção. 


A Solução

Cabeçote de leitura/gravação IPH-18GM-V1
Cabeçote de leitura/gravação IPH-18GM-V1

Para isso, cada tambor de impressão original está equipado com uma etiqueta de RFID. Um cabeçote de leitura/gravação instalado na máquina detecta a etiqueta e lê os dados armazenados nela. O fabricante o equipou com um algoritmo à prova de adulteração. Quando o tambor é substituído, a máquina continuará a funcionar somente se o tambor for reconhecido como uma peça original. Cabeçotes de leitura/gravação LF resistentes são usados para garantir que esse seja o caso. Eles funcionam perfeitamente no ambiente metálico das máquinas e oferecem boas propriedades EMC em combinação com etiquetas de código somente leitura. Os dados coletados podem ser usados para determinar ciclos de manutenção baseados em necessidades e para controlar o negócio de peças sobressalentes. A qualidade é garantida, pois as réplicas não são utilizadas. 

 

Recursos técnicos:
IPH-18GM-V1

  • Cabeçote cilíndrico de leitura/gravação com rosca M18 x 1
  • Conexão com o conector V1 (M12 x 1)
  • LED de vários orifícios para indicador de função
  • Classificação IP67
  • Para conexão com a interface de controle IDENTControl

IPH-30GM-V1

  • Cabeçote cilíndrico de leitura/gravação com rosca M30 x 1,5
  • Conexão com o conector V1 (M12 x 1)
  • LED de vários orifícios para indicador de função
  • Classificação IP67
  • Para conexão com a interface de controle IDENTControl

Os Benefícios

Cabeçote de leitura/gravação IPH-30GM-V1
Cabeçote de leitura/gravação IPH-30GM-V1

A tecnologia RFID garante proteção confiável contra pirataria e garantia de qualidade no processo de impressão. Consequentemente, a impressora tem um ponto de venda exclusivo adicional sobre as réplicas. Somente peças originais podem ser usadas na produção; reclamações devido a flutuações de qualidade podem, portanto, ser amplamente excluídas. Como um efeito colateral desejável, o fabricante da máquina mantém 100% do controle sobre o negócio de peças de reposição. 


Visão geral

  • Etiquetas RFID com um algoritmo à prova de adulteração identificam peças originais
  • O uso de falsificações é excluído
  • Garantia de qualidade confiável durante a substituição do tambor
  • O controle automático dos ciclos de manutenção é possível
  • O negócio de peças sobressalentes está protegido

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Visite o RFID Hub

Visite nosso "RFID Hub" — uma página totalmente dedicada para esta tecnologia. Obtenha respostas para as perguntas mais frequentes e saiba mais sobre as aplicações típicas de RFID…