Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Identificação e controle de porta-peças

Uso e rastreabilidade de dados dinâmicos com RFID

A Aplicação

Os porta-peças são usados em muitos processos de produção diferentes. Eles mantêm as peças em posição durante o transporte, a produção e a inspeção. Geralmente são atribuídos a peças específicas. Portanto, é possível usar os transportadores para identificá-las e acompanhar as etapas do processo. A maioria dos porta-peças é feita de metal.


O Objetivo

As peças devem ser identificadas automaticamente e sem erros usando os porta-peças. Essa identificação precisa ser possível em vários pontos da instalação para o controle descentralizado da sequência do processo. As etapas de produção individuais precisam ser coordenadas individualmente entre si. Ao mesmo tempo, o objetivo é criar as condições para a rastreabilidade total das etapas individuais. A tecnologia do sensor deve ser robusta, compacta e adequada para um ambiente de metal. 


A Solução

O suporte da peça apresenta uma etiqueta de RFID em um local adequado, por exemplo, na parte inferior do porta-peça. Os cabeçotes de leitura/gravação RFID são montados nas estações de processo relevantes, como entre os roletes do transportador. Os componentes compactos permitem a instalação mesmo em espaços confinados. O sistema RFID garante a detecção e a atribuição seguras do suporte da peça. Como a etiqueta de RFID pode ser gravada, seu conjunto de dados pode ser complementado em cada estação com informações sobre as etapas do processo realizadas. Essas informações podem ser usadas para controlar os comutadores de controle ou para acionar processos de fabricação específicos. As etiquetas também podem armazenar dados de qualidade. Vários cabeçotes de leitura montados em intervalos curtos podem ser conectados a uma interface de controle IDENTControl, que estabelece a conexão com o barramento de campo ou o painel de controle de nível superior.

 

Recursos técnicos:
Cabeçote de leitura/gravação IQH1-FP-V1

  • Frequência de operação 13,56 MHz
  • Em conformidade com o ISO 15693
  • Adequado para etiquetas FRAM
  • LED duplo para indicador de função
  • Conexão via conector V1 (M12 x 1)
  • Classificação IP67
  • Conexão com a interface de controle IDENTControl


Cabeçote de leitura/escrita RFID IQH1-FP-V1

Os Benefícios

Códigos de barras e códigos de matriz de dados são frequentemente usados para tarefas de identificação, porém eles são suscetíveis a contaminação e danos. Por outro lado, os sistemas RFID são completamente isentos de manutenção e de desgaste. As etiquetas, ao contrário dos códigos, também podem registrar informações do processo. Não é necessária uma conexão constante com um banco de dados central, pois os dados descentralizados podem ser acessados ​​durante a operação. Ao mesmo tempo, o conteúdo de dados incorreto é excluído. O histórico de dados armazenados cria a base para 100% de rastreabilidade de peças e produtos. Quando ocorrem defeitos seriais, as medidas necessárias podem ser iniciadas seletiva e especificamente. As etiquetas são extremamente resistentes e podem ser embutidas. Os cabeçotes de leitura/gravação são igualmente resistentes e tornam todo o sistema muito estável mecanicamente.


Visão geral

  • Identificação confiável sem contato dos porta-peças
  • Etiquetas graváveis ​​permitem funções de controle descentralizadas
  • Rastreabilidade total possível
  • Sistema compacto e resistente
  • Livre de desgaste e manutenção

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Visite o RFID Hub

Visite nosso "RFID Hub" — uma página totalmente dedicada para esta tecnologia. Obtenha respostas para as perguntas mais frequentes e saiba mais sobre as aplicações típicas de RFID…