Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Contagem de Garrafas em Máquinas de Enchimento de Bebidas com os Sensores Ultrassônicos

Os sensores ultrassônicos garantem um fluxo de material confiável

Sensores ultrassônicos
Sensores ultrassônicos

Velocidade e limpeza são fatores determinantes no setor de alimentos e bebidas. Tempos de ciclo menores e poucas paradas na fábrica e nas máquinas são de total importância, enquanto os requisitos de higiene não devem ser ignorados. Os regulamentos e certificações mais rigorosos são necessários para criar produtos finais de alta qualidade. Nos processos de enchimento (bebidas), as garrafas que entram e saem da máquina devem ser continuamente contadas, não importa o material ou o tipo de líquido. Nas saídas das máquinas de garrafas PET e das máquinas de lavagem de garrafas, as garrafas individuais são detectadas para garantir o fluxo de material.


Sensores ultrassônicos tipo barreira com um alto grau de resistência contra componentes químicos

A detecção individual de garrafas normalmente é realizada de uma maneira muito ágil pelos sensores ultrassônicos. As garrafas passam pelo sensor muito rápido e o espaço entre as garrafas é geralmente muito pequeno. Por esta razão, os sensores ultrassônicos tipo barreira são ideais para a contagem de garrafas.

O uso de vapor quente e produtos químicos para a limpeza das máquinas nestas aplicações requer sensores com um alto grau de resistência contra componentes químicos. O grau de IP (Ingress Protection) deve ser (no mínimo) IP68/69K. A série UBEC300-18GM40 (área com respingo) atende a todos esses requisitos.

Nas áreas não afetadas da máquina pelos ciclos de limpeza, é possível usar os sensores ultrassônicos tipo barreira, como os da série UBE1000-18GM40. Já que esses sensores da Pepperl+Fuchs reconhecerem até mesmo os materiais mais complexos, as garrafas de vidro ou plástico transparente são detectadas com total segurança.

A detecção e a contagem das garrafas garantem o monitoramento contínuo do fluxo de material. A entrada e a saída de garrafas no processo de enchimento são otimizadas e as garrafas que estiverem faltando são detectadas.



A detecção e a contagem de garrafas garantem o monitoramento contínuo do fluxo de material

Benefícios

  • Monitoramento contínuo do fluxo de material
  • Detecção totalmente confiável até mesmo de materiais mais complexos, como garrafas de vidro ou plástico transparente
  • Ideal para aplicações em alta velocidade

Downloads de PDF: Guia de Tecnologia dos Sensores Ultrassônicos