Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Teste de Curso Parcial Altamente Confiável, Independentemente do Status da Válvula

2015-01-30

Acionador de solenóide SIL 3 com posicionador HART

SIL 3 solenoid driver
Benefícios do acionador de solenóide SIL 3!

Válvulas de segurança regulam excesso de pressão perigosa e protegem as pessoas e máquinas. Em laços de segurança de fábricas com operação constante, essas válvulas permanecem, com frequência, em uma posição de parada, pois sua função de segurança é raramente usada. Para garantir sua operação, o movimento da válvula deve ser testado regularmente por testes de curso parcial. Com o acionador de solenóide SIL 3 KFD2-RCI-EX1, você pode executar estes testes em qualquer momento independentemente no status da válvula, e também salvar um modo análogo adicional.

.

Teste de curso parcial – um requisito essencial de segurança

Um teste de curso parcial é usado para testar se uma válvula de segurança funciona. De acordo com as normas IEC 61508 e IEC 61511, este procedimento é essencial em aplicações de segurança para garantir a disponibilidade e detectar falhas.

Alguns benefícios:

  • Reduzir a probabilidade de falha em funções de segurança
  • Revelar um possível mau funcionamento
  • Manter a PFD baixa (probabilidade de falha grave)

Limites de soluções anteriores

As válvulas convencionais usadas em aplicações de segurança geralmente contém dois componentes: uma entrada binária para parada de emergência de acordo com SIL 3 e um posicionador adicional para 4…20 mA / operação HART. O teste de curso parcial é iniciado num modo ativo através de uma comunicação HART ou usando uma segunda conexão de sinal entre o sistema de controle e a válvula.

 


Solução otimizada com o acionador de solenóide SIL 3

No caso de dispositivos de campo inteligentes serem usados, o KFD2-RCI-Ex1 é a escolha certa. O acionador de solenóide se comunica com o dispositivo de campo usando uma conexão. Ele oferece informações de diagnóstico completas mesmo quando o status da válvula está como DESLIGADO. Para esta solução, apenas uma única barreira isoladora é necessária. O acionador solenóide converte o sinal digital do sistema de controle de segurança em uma corrente de alimentação. A comunicação com o dispositivo de campo inteligente independe do status da válvula, que é definido como um sinal de 4 mA ... 20 mA, sobreposto pela comunicação HART.
Um Sistema de Gerenciamento de Ativos pode iniciar um teste de curso parcial a qualquer momento e garantir a comunicação, mesmo quando a válvula está no modo desligado. Devido a conexão de 2-fios, todas as informações de diagnóstico estão disponíveis a qualquer momento. Além disso, o acionador de solenóide KFD2-RCI-EX1 atende a todos os requisitos da SIL 3 em conformidade com a norma IEC 61508.

Destaques do acionador de solenóide SIL 3

  • A comunicação com válvulas inteligentes não depende da posição da válvula
  • O teste de curso parcial pode ser executado mesmo se a válvula estiver no modo DESLIGADO (OFF-mode)
  • Informações de diagnóstico completas estão disponíveis a qualquer momento
  • O uso de uma conexão comum de 2 fios reduz os custos e simplifica a fiação
  • O acionador do solenóide atende a todos os requisitos do SIL 3 em conformidade com a norma IEC 61508