Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Soluções Especiais Desenvolvidas pela Pepperl+Fuchs – Feitas para Medir e Prontas para Usar

2015-04-27

Intrinsically safe interface solutions

A Pepperl+Fuchs é conhecida mundialmente pelos seus produtos de proteção contra explosão de alta qualidade. Através dos nossos Centros de Engenharia, a Divisão de Automação de Processos desenvolve soluções customizadas para milhares de clientes ao redor do mundo.

"O sinal verde para a construção do primeiro Centro de Engenharia foi dado pela Pepperl+Fuchs em 2006, em resposta às requisições de diversos clientes. Hoje em dia, os nossos clientes procuram por soluções completas desenvolvidas por uma única fonte, incluindo documentação e certificação", explica Hermann Best, Diretor da área de Sistemas+Soluções. "A vantagem para os clientes é clara. Eles reduzem significativamente os custos e contam com a praticidade de ter um único fornecedor".

 

 

 


A automação de processos ao redor do mundo

A Pepperl+Fuchs leva em consideração a grande demanda por unidades de sistema com certificação para proteção contra explosão e vem, desde então, abrindo SECs em todo o mundo: de Buehl na Alemanha, Wednesbury no Reino Unido e Burago na Itália a Houston nos EUA, Pequim, Melbourne, Bangalore e muitos outros lugares. "Essa abordagem nos dá a base ideal não só para responder às condições locais e às exigências de mercado, mas também para gerenciar projetos internacionais localmente, em cada fase e executá-los em estreita colaboração com nossos clientes", diz Best.

O portfólio de soluções oferecidas nos SECs tem crescido imensamente e abrange diferentes tecnologias:

  • Gabinetes de interface
  • Unidades de campo I/O Remotas
  • Soluções fieldbus FieldConnex®
  • Caixas de junção
  • Painéis de controle e distribuição para os tipos de proteção contra chamas Ex d, segurança aumentada Ex e ou purga e pressurização Ex p

Uma Parada em Buehl – velocidade através de processos padronizados

Componentes eletrônicos vulneráveis são protegidos de forma segura por gabinetes resistentes
Componentes eletrônicos vulneráveis são protegidos de forma segura por gabinetes resistentes

Uma visita ao Centro de Engenharia em Buehl (Sul da Alemanha), forneceu uma noção de como esses centros funcionam. Este local tem trabalho muito ao longo dos últimos cinco anos para padronizar e otimizar os processos. "Como lidamos com cerca de 60 projetos por semana com prazos muito apertados, precisamos otimizar o tempo de processamento na fase de produção, por exemplo", explica Markus Hertel, Chefe do CE de Buehl. A introdução do sistema 3D escalável 'EPLAN Pro Panel' foi uma dessas medidas de padronização. Este sistema garante que os protótipos complexos não precisem mais ser construídos fisicamente. Além disso, as colisões mecânicas durante o planejamento dos gabinetes são identificadas logo de início e podem ser corrigidas facilmente.

"De um modo geral, nós investigamos nossos processos continuamente e os ajustamos para que fiquem alinhados da forma mais eficaz possível e de acordo com as necessidades do cliente", enfatiza Hertel. "E uma padronização de processos é concluída em estreita colaboração com outros locais, nós temos a oportunidade de distribuir e equilibrar a nossa carga de trabalho entre os CEs".


Atendimento especial desde o fornecimento da cotação até a elaboração de uma solução customizada

Mas quais procedimentos são exatamente seguidos se o cliente quiser uma solução sob medida? Na fase de orçamento – da consulta inicial e estudo de viabilidade ao cálculo do produto e da solução – o CE trabalha em total parceria com o departamento comercial. Depois que o contrato é firmado, a responsabilidade total pelo projeto e sua respectiva execução são transferidas ao CE. "Somos responsáveis por tudo, desde os desenhos técnicos a compras, montagem, fiação e testes de aceitação. Nós cuidamos de toda a documentação e certificação antes de fornecer a solução", explica Markus Hertel.


Uma Parada em Houston – certificação incluída

A Pepperl+Fuchs disponibiliza soluções "prontas para usar", incluindo todas as certificações e documentação necessárias
A Pepperl+Fuchs disponibiliza soluções "prontas para usar", incluindo todas as certificações e documentação necessárias

Em muitas destas soluções customizadas, a certificação desempenha um papel fundamental. O CE de Houston nos Estados Unidos mostra como isso é importante. "Como é o caso em outros locais ao redor do mundo, oferecemos aos nossos clientes soluções que atendam a todos os requisitos de segurança aplicáveis e com as certificações necessárias, sejam elas locais, regionais ou internacionais" explica David Hohenstein, Gerente de Negócios do CE Américas. Os tipos de certificações são as mais variadas possíveis:

  • ATEX
  • IECEx
  • ISO
  • UL
  • Customs Union (antes GOST)
  • CCOE
  • NEPSI
  • CSA
  • INMETRO

"Dada a quantidade de provisões, é muito trabalhoso para os nossos clientes obter ou manter uma certificação por conta própria, em especial em um momento em que há uma clara tendência em direção à simplificação das estruturas organizacionais", diz Hohenstein. "Nossas soluções totalmente certificadas, feitas sob medida, não só ajudam a encurtar o tempo necessário para obter um sistema, o fato dos clientes poderem concentrar-se no seu negócio também aumenta a eficiência e reduz os investimentos".


Nas principais áreas

A Pepperl+Fuchs detém certificações para todos os principais graus de proteção, bem como aprovação para fabricar soluções certificadas para aplicações em Zona 1 e 2 ou Divisão 1 e 2, em conformidade com as especificações regionais. "Para empresas com projetos internacionais, o fato de oferecermos nosso serviço em todos os CEs do mundo representa uma grande vantagem" enfatiza Hohenstein. "Nesses projetos, engenharia, compras ou construção são frequentemente realizadas em diferentes localidades. Neste caso, nós fornecemos suporte para cada fase do projeto".

 


Uma Parada em Wednesbury e Burago – a base ideal para cada solução


A cerca de 8000 quilômetros de Houston, os CEs em Wednesbury no Reino Unido e Burago na Itália estão trabalhando para usar os efeitos da sinergia e produzir componentes altamente econômicos para todos os CEs em um local. Esses dois locais fabricam invólucros vazios que serão usados mais tarde em outros CEs como base para o desenvolvimento de soluções individuais.

O CE em Wednesbury produz invólucros feitos de aço inoxidável e fibra de vidro para os tipos de proteção de segurança aumentada Exe, segurança intrínsica Ex i ou purga e pressurização Ex p.

O CE em Burago produz invóluros para o tipo de proteção à prova de chamas Ex d em alumínio e aço inoxidável, resistentes a água do mar. As matérias-primas são fabricadas especialmente para a Pepperl+Fuchs.


Fornecido por uma única fonte

Estes invólucros são enviados de Wednesbury e Burago para SECs em todo o mundo, onde eles são transformados em soluções customizadas – com documentação completa e certificação, se necessário.


e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!