Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Sete Tipos de Cabos para Aplicações Industriais

2015-07-02

Sensor cables

Não existem aplicações identicas, pois cada instalação tem seus próprios requisitos. O que todas as instalações tem em comum, entretanto, é que a escolha dos sensores, atuadores e unidades de controle é crucial para uma operação confiável.

Outro fator importante para o sucesso de qualquer aplicação industrial está nas propriedades mecânicas e químicas das tecnologias de conexão. A Pepperl+Fuchs proporciona uma abrangente visão geral dos sete tipos de cabos industriais usados com maior frequência.



Em muitas aplicações, os cabos devem suportar um calor intenso e faíscas de solda

1. Cabo de PVC – sólido e econômico

Esses cabos são projetados para uso em áreas sujeitas a estresse mecânico moderado, sendo especialmente adequados para uso no setor de alimentos. Possuem uma força mecânica média e oferecem boa resistência a diferentes agentes químicos.

Aplicação típica: indústria de alimentos.


2. Cabo PUR - durável e altamente flexível

Cabos revestidos em PUR são caracterizados por sua flexibilidade e longa duração, que são requisitos necessários para uso contínuo em máquinas. Com sua alta robustez mecânica e resistência a agentes químicos e óleo, esses cabos lidam facilmente com a corrosão e o desgaste causados pela maioria das aplicações industriais.

Aplicações típicas: fabricação de máquinas, linhas de montagem e linhas de produção.


3. Cabo PUR U – altamente flexível, com certificação UL

Esteiras articuladas, eixos giratórios, mesas rotativas… Sempre que as condições de operação forem particularmente rigorosas, esses cabos altamente flexíveis com revestimento em PUR U oferecem a solução perfeita. Pois contam com uma alta robustez mecânica, resistência a óleo e a chamas.

Aplicações típicas: fabricação de máquinas, linhas de montagem e linhas de produção.


4. PUR A – resistente a faíscas de solda

Esses cabos são uma alternativa para os cabos PUR irradiados. Além da força mecânica e da resistência a produtos químicos e óleo, eles são retardadores de chamas e resistentes a faíscas de solda. Contam com uma construção flexível e são mais fáceis de reciclar.

Aplicação típica: setor automotivo.


5. Cabo POC – especificamente para áreas de soldagem

Quando os cabos da sua aplicação estão expostos a faíscas de solda ou estão localizados muito perto dos processos de soldagem, esses cabos são a escolha ideal. Com sua força mecânica extrema, resistência térmica de 150 °C de temperatura de operação contínua e capacidade de resistir até a solda quente, eles podem ser usados em áreas onde outros tipos de cabos poderiam sucumbir ao calor.

Aplicações típicas: setor automotivo, soldagem e siderúrgicas.


6. Cabo STOOW - projetado para o mercado Americano

Altamente robusto, o cabo STOOW conta com um revestimento externo muito durável.

Aplicação típica: setor automotivo.


7. Cabo PUR OD – para aplicações externas severas

Esses cabos muito robustos e podem ser usados numa variedade de temperaturas (de -50 °C a +105 °C). Eles são resistentes à luz UV, água do mar, petróleo e diesel. Com uma alta força mecânica e resistência a chamas, esses cabos com certificação UL são ideais para praticamente qualquer tipo de aplicação externa.

Aplicações típicas: equipamentos móveis e ambientes externos.