Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Caixas de Junção de Fibra Ótica para Áreas Classificadas

2015-07-13

Fiber Optic Splice Boxes for hazardous areas
FXLS2.FO*

Feixes de luz normalmente não são perigosos. Entretanto, uma fonte de luz de determinada potência pode representar um certo risco, basta pensar num laser pointer de bolso comum para chegar a essa conclusão. Esse pequeno dispositivo pode causar danos permanentes aos olhos, se usado de maneira inadequada.


Redes de fibra ótica - da comunicação no escritótio a automação de processos

Atualmente, a maior parte das comunicações é transferida pelas redes de fibra ótica ligadas por lasers. No setor de processos, esses cabos conectam todos os tipos de computadores, seja em comunicações Ethernet de escritórios ou na transferência de sinais Fieldbus entre sistemas de controle e unidades I/O remotas.

Infelizmente, feixes de luz podem escapar acidentalmente de cabos possivelmente danificados. No pior dos casos, um pequeno feixe pode se concentrar em uma superfície muito pequena e aumentar sua temperatura de ignição dentro de uma atmosfera classificada.

A Parte 28 da IEC/EN 60079 estabelece três opções para proteger as redes de fibra ótica. O ‘Sistema ótico com intertravamento’ Ex op sh, que evita a ignição interrompendo rapidamente a transmissão ótica no caso de falha. Ex op que é uma ‘radiação ótica inerentemente segura’ limitando a energia do feixe de luz, como Ex i em cabos de cobre. A ‘radiação ótica protegida’ Ex op pr que contém um feixe de luz por meios mecânicos, de modo que não possa causar nenhum dano.


Caixas de junção de fibra ótica com certificação Ex op pr em invólucros de aço inoxidável altamente robustos

Para proteger as fibras óticas em áreas classificadas, a Pepperl+Fuchs apresenta as Caixas de Junção de Fibra Óptica FXLS2.FO*. Este produto garante segurança e confiabilidade na indústria de processos.


Destaques

  • Proteção do cabo de fibra ótica em áreas de risco
  • Instalação em Zona 1 e Zona 2
  • Certificação Ex op pr
  • Invólucro de aço inoxidável
  • Grande variedade de prensa cabos