Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Os Sensores Ultrassônicos Fornecem Segurança e Eficiência para Aplicações Muito Específicas em Parques de Diversões

Durante o verão, muitos parques temáticos com atrações com água como a típica 'Cai na água' oferecem uma experiência refrescante e divertida para os visitantes. Os nossos sensores ultrassônicos fornecem tanto segurança quanto eficiência operacional.



Uma típica atração 'cai na água' num parque de diversões.

A aplicação

Essas atrações geralmente possuem um 'barquinho' e são divididas em várias áreas operacionais. Por motivos de segurança, apenas um barco por vez pode estar em cada área. Além disso, o caminho deve ser liberado o mais rapidamente possível para o próximo barco passar. Em atrações com trilhos, os sensores indutivos são os mais utilizados. No entanto, em atrações na água, os barcos precisam de algum espaço em cada um dos lados para flutuar na água. Nesta aplicação, a tecnologia ultrassônica é a solução ideal.


O objetivo

A segurança dos passageiros é prioridade, o risco de colisão dos barcos deve ser totalmente eliminado. Ao mesmo tempo, o sistema precisa garantir que as atrações operem da maneira mais adequada possível, reduzindo paradas e o tempo de espera para os visitantes.

 


A solução

Um sensor ultrassônico é montado na saída de cada área.
Um sensor ultrassônico é montado na saída de cada área.

Para cumprir as normas de segurança, essa tecnologia deve funcionar de forma altamente confiável. Um sensor ultrassônico é instalado na saída de cada área. Depois que um barco passa pela saída, o próximo barco pode vir. Se o espaço estiver ocupado, os barcos seguintes são impedidos de entrar.

Os sensores ultrassônicos detectam barcos independentemente da sua forma, cor e ocupação. Eles são livres de contato, então não há desgaste para o barco ou para o sensor. Nesta aplicação, o UC6000-30GM70S-2E2R2-V15 é usado para detectar os barcos. Esse tipo de sensor pode resistir a condições ambientais extremamente adversas e fornece, consistentemente, sinais confiáveis.

A janela de chaveamento do sensor – o range entre a distância mínima e máxima na qual o objeto é detectado – é muito simples e intuitiva para ajustar usando dois potenciômetros. Os ajustes podem ser feitos no próprio dispositivo de maneira confiável e específica. O range de detecção do sensor ultrassônico é de até 6 m.


O benefício

A medição ultrassônica não é afetada de forma adversa pelas mudanças climáticas (sol forte, nevoeiro, alterações de temperatura, etc). Falhas de detecção causadas por jatos de água podem ser evitadas com o ajuste correto dos parâmetros de medição, o que minimiza o risco de ativação acidental. A cabeça giratória do sensor é muito fácil de instalar e alinha-se com o deslocamento dos barcos. Ela não requer manutenção, uma vez que nem sujeira ou gotas de água prejudica a sua função.


Destaques

  • Sinais confiáveis em todas as condições
  • Montagem e alinhamento simples
  • Configuração intuitiva, diretamente no sensor
  • Operação livre de manutenção
  • Controle seguro e eficiente

Downloads de PDF: Guia de Tecnologia dos Sensores Ultrassônicos